As 4 maiores tendências para atendimento ao cliente para aplicar agora!

08/08/2017 Atendimento, Call center 2 comentários
As 4 maiores tendências para atendimento ao cliente para aplicar agora! - Softium

Segundo o relatório do Serviço Global de Atendimento ao Cliente, da Microsoft em 2016, 60% dos clientes deixam de fazer negócios com uma organização frente a uma única experiência ruim com o atendimento da empresa.

Isso mostra a importância deste fator e de estar atento às tendências de mercado no atendimento ao cliente. Confira neste post quais são as principais e como elas podem potencializar a sua relação com seus consumidores!

1. Proporcionar um atendimento humanizado

Aqui, falamos de uma das mais importantes características de um bom e moderno atendimento ao cliente: humanidade. Promover um atendimento próximo, cordial, educado e atencioso é uma das medidas que têm consagrado empresas mundo afora e transformado seus clientes em “fiéis escudeiros”.

Tão importante quanto pagar um preço justo pelo serviço é saber que, frente a um problema ou dúvida, você será atendido com a mesma prontidão e cordialidade que recebeu na hora de comprar o produto e terá seu problema resolvido em uma excepcional experiência de atendimento ao cliente.

2. Conhecer melhor o cliente por meio do Big Data

Decisões fortemente embasadas por dados costumam ser as mais eficientes e acertadas. O Big Data é uma das tendências do Business Intelligence e promete revolucionar a forma como o cliente é compreendido e atendido.

Com as ferramentas de análise de dados, podem ser coletadas diversas informações sobre o consumidor, como dados do CRM interno, de blogs e das redes sociais que os clientes frequentam.

Cruzando essas informações, é possível identificar problemas, necessidades e padrões de comportamento ocultos. Isso pode resultar tanto em insights de novos negócios quanto em oportunidades para otimizar a abordagem e atendimento ao cliente de acordo com o seu perfil e com as características mapeadas.

3. Automatizar o atendimento com Inteligência Artificial

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelEm muitos casos, o atendimento ao cliente tem como objetivo resolver um problema simples, tarefa que não necessitaria da presença de um atendente humano. Por isso, muitas organizações têm optado por implementar a Inteligência Artificial no processo.

Por meio de softwares e robôs, dúvidas e problemas comuns podem ser solucionados e tarefas simples podem ser executadas. Tudo isso acontece de forma automatizada e no formato de autoatendimento — ou seja, o cliente resolve seu problema por si só sem grandes complicações.

4. Realizar chamadas em vídeo

Interações por meio de chamadas de vídeo têm feito muito sucesso atualmente. Usar esse recurso para atender o cliente pode ser uma excelente estratégia.

Além de tornar o contato mais próximo e estreitar a relação do cliente com a marca, a chamada de vídeo é uma forma dinâmica, prática e eficiente de solucionar um problema ou ajudar o cliente a executar uma determinada operação.

É possível distribuir conteúdo e conhecimento para o cliente e receber o seu feedback em tempo real, o que facilita a compreensão do que está sendo passado e evita a permanência de dúvidas.

O atendimento ao cliente é um dos mais importantes fatores de fidelização do mercado moderno, e as organizações precisam estar bastante atentas e focadas em promover experiências cada vez melhores. Ficar de olho nas tendências de mercado e otimizar constantemente o processo são práticas essenciais para manter o cliente fiel.

Ainda tem alguma dúvida sobre como as tendências explicadas no artigo podem potencializar o seu processo de atendimento ao cliente, ou que saber como sua empresa pode aplicá-las? Entre em contato com a gente!