BPM: tire aqui suas principais dúvidas!

17/11/2016 Atendimento, Call center 0 comentários
BPM: tire aqui suas principais dúvidas! - Softium

Produzir mais gastando menos: esse tem sido o principal desafio para as empresas que pretendem crescer, mais do que apenas sobreviver, nesse mercado com concorrência acirrada. Melhor atendimento aos clientes — com redução no tempo de espera e soluções eficientes para os problemas, atendimento às normas reguladoras, rapidez na execução de processos e tomada de decisão ágil são alguns dos objetivos buscados pelos responsáveis pela condução das organizações. Mas como atingi-los?

Felizmente, existem técnicas e ferramentas que podem auxiliar o gestor nessas tarefas. Uma delas é o BPM, sigla para Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em tradução para o português.

Nesse artigo, entenda melhor o que é BPM e como ele pode ajudar sua empresa a ter aumento de produtividade e redução de custos.

O que é BPM?

Trata-se de uma técnica para conhecimento e melhoria dos processos de uma empresa. Embora utilize recursos de TI para mapeamento e obtenção dos indicadores, o BPM em si não é uma tecnologia, mas uma abordagem que possui metodologia própria, com foco em melhoria de processos.

Como funciona?

A empresa deve realizar o mapeamento dos seus processos e analisar individualmente cada um deles, sem perder a visão do todo. Para cada processo, devem ser verificadas as questões referentes ao seu fluxo de execução, às partes envolvidas, às entradas e saídas e ao resultado desejado.

Durante a análise e o mapeamento, serão discutidas e apresentadas sugestões para melhoria de cada processo, ação que pode resultar no desmembramento em outros processos ou mesmo na eliminação de determinado procedimento.

Quais as vantagens de usar BPM?

O objetivo mais imediato que a empresa obtém é a transparência do negócio, traduzida em conhecimento pleno de como a organização está estruturada e seu funcionamento, o que permite, naturalmente, maior controle administrativo.

Além disso, processos mais bem definidos e documentados trazem como consequência natural o aumento de produtividade, que, por sua vez, reflete na desejada redução de custos. A organização proporciona diminuição no desperdício de tempo e nos recursos da empresa.

Como aumentar as chances de sucesso?

O BPM provê elementos e recursos que contribuem para a melhoria dos processos da empresa. No entanto, não é suficiente apenas querer implantá-lo como garantia de obter os resultados desejados. Alguns fatores são críticos para alcançar as metas, sem os quais a aplicação da abordagem fica prejudicada.

Dentre esses fatores, os principais são o apoio da direção da empresa, no sentido de bancar as alterações necessárias para a implantação, a capacitação dos envolvidos na análise dos processos e ainda o constante monitoramento de sua execução visando identificar necessidades de ajustes e aplicá-los.

O cliente da empresa é beneficiado?

Sem dúvida. Invariavelmente, a melhoria dos processos da empresa reflete em redução no tempo de atendimento, no registro e no acesso rápido ao histórico dos clientes, no melhor dimensionamento da equipe de atendimento com relação à demanda e no atendimento pleno às normas e aos regulamentos.

Há ferramentas que podem auxiliar na implantação?

Conforme já explicado, o BPM por si é uma técnica para melhoria dos processos. Mas o mercado oferece diversas ferramentas que podem automatizar etapas e ajudar o gestor a organizar o trabalho, de modo a tornar a implantação mais efetiva. A utilização de uma ferramenta adequada pode ser um dos fatores para o sucesso na aplicação da abordagem. As soluções de automação de processos se chamam BPMS, ou Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócios, em português.

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