Fazer cobranças na crise é um desafio. Ao mesmo tempo em que a recessão econômica dificulta os pagamentos, eles continuam sendo essenciais para o bom funcionamento da empresa.
Afinal de contas, sua empresa precisa receber por aquilo que ela vendeu. Além disso, as exigências sobre metas não cessam e a pressão por soluções recai sobre você.
Foi pensando nisso que escrevemos esse artigo. Continue lendo e confira!
Não tenha medo de efetuar a cobrança
É muito comum ter medo de realizar a cobrança — afinal, existe o risco de aquele cliente nunca mais comprar em seu estabelecimento, além do receio de infringir alguma lei durante a cobrança e sofrer um processo judicial. Entretanto, é importante lembrar que quem vende também tem seus direitos.
Tenha isso sempre em mente: você está apenas exercendo um direito que é seu. Além disso, quanto mais você demorar para receber, mais sua empresa estará sujeita a riscos.
Entre em contato com o cliente o mais rápido possível
Após a data do vencimento, entre contato com o cliente para lembrá-lo da dívida em atraso. Pode ser até mesmo via e-mail ou mensagens de celular.
Nessa mesma mensagem, você pode aproveitar para convidá-lo a entrar em contato caso esteja passando por algum tipo de dificuldade financeira. Essa é uma maneira gentil e cuidadosa de informar o seu cliente que ele possui um débito em atraso e, ao mesmo tempo, deixar a porta aberta para uma negociação.
Seja flexível
A crise afetou bastante os brasileiros, principalmente no que diz respeito ao desemprego. Por isso, é importante que, dependendo da situação do cliente, você seja o mais flexível possível.
A maioria das pessoas não quer permanecer com dívidas em atraso, mas imprevistos acontecem, ainda mais em circunstâncias tão turbulentas. Tenha sempre boas propostas de pagamento, ofereça bons descontos em caso de pagamento à vista ou, então, facilite o parcelamento.
Oriente os seus colaboradores
Como foi abordado no início, a cobrança das contas em atraso é um direito seu. Entretanto, é importante orientar os seus colaboradores para que não haja excessos (enviar mensagens todos os dias, por exemplo) e muito menos ameaças, que são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
É essencial, também, que sua equipe seja sempre gentil na hora de realizar a cobrança.
Procure as medidas judiciais cabíveis
Depois de esgotados todos os meios de conseguir um acordo amigável, você deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.
Se a dívida não ultrapassar a quantia de 40 salários mínimos, você pode ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível (também conhecido como Pequenas Causas). Se a dívida for maior que isso, será necessário recorrer à Vara Cível da sua Comarca.
Uma audiência de conciliação será marcada e você e seu cliente poderão tentar um acordo para saldar a dívida. Caso o devedor não efetue o pagamento, o juiz determinará a penhora de bens em nome do devedor ou, caso ele não os possua, o bloqueio de suas contas bancárias.
Cobrança na crise não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Seguindo as nossas dicas, você pode realizá-la com tranquilidade e confiança, garantindo, assim, o bom funcionamento e o crescimento de sua empresa.
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1 comentário em “Cobrança na crise: como manter os bons resultados?”