Gerenciar crises no momento em que elas acontecem é sempre um desafio e uma atividade desgastante. Sabemos que é quase impossível ser imune a crises, mas o ideal é que a gestão de crise comece muito antes que ela de fato ocorra, quando o ambiente de trabalho está tranquilo. Nessa etapa é muito mais fácil se antecipar aos problemas e criar bons planos de contingência e ação.
Essa gestão ocorre em três principais momentos: antes, durante e depois da crise. Cada etapa deve ser controlada com exatidão, pois os problemas podem prejudicar a imagem da companhia, gerar enormes custos e até mesmo conduzir o negócio ao fracasso.
Pensando no assunto criamos um post para você focando no primeiro momento, na prevenção dos problemas. Continue lendo e veja como antecipar soluções. Boa leitura!
Identifique as principais causas para uma crise em potencial
Tudo deve começar com uma avaliação dos perigos que podem afetar o negócio. É quase impossível definir todas as crises em potencial, pois são muitas as possibilidades. Em um Call Center, por exemplo, é possível destacar os seguintes problemas:
- falhas em um serviço com amplo impacto;
- boletos enviados errados para um grande volume de clientes;
- lotes de produtos defeituosos;
- elevado índice de inadimplência;
- migração dos clientes para a concorrência;
- funcionários mal intencionados (gerando rombos financeiros).
Uma coisa que pode ajudar bastante nessa análise inicial é definir as principais fontes dos problemas — aspectos internos, econômicos, legais, tecnológicos. Depois, busque analisar profundamente cada item e identificar suas ramificações.
O mais indicado é que se crie uma lista com as 10 piores coisas que podem acontecer e o que deve ser feito nessa situação. Assim terá uma espécie de plano de contingência. Compartilhe isso internamente e mantenha os funcionários capacitados para agir.
Envolva os colaboradores nessa tarefa
Como já se sabe, várias cabeças pensam melhor do que uma. Por isso é importante envolver sua equipe na tarefa. As pessoas têm perspectivas diversas sobre os riscos, por isso algumas conseguem ver perigos que são desconsiderados por outras.
Reúna a sua equipe, mostre a pauta da tarefa e peça que todos pensem sobre os piores problemas que podem ocorrer. As mais variadas hipóteses vão surgir, cabe a você atuar como moderador e filtrar as informações mais relevantes.
É possível utilizar o diagrama de Ishikawa (ou espinha de peixe) para facilitar essa tarefa. Essa ferramenta busca identificar as principais causas — e também as secundárias — para os efeitos (como uma crise). O diagrama pode ser feito em uma reunião de brainstorming com o time de funcionários.
Estabeleça um plano de ação eficiente
Em meio à crise não há muito tempo para pensar. É necessário agir de forma rápida e precisa, eliminando qualquer foco de “incêndio” que possa atrapalhar seu negócio. Por isso é indicado que tenha um plano de ação, evidenciando o que deve ser feito.
O plano deve responder algumas perguntas-chave, veja as principais:
- O que deve ser feito para solucionar o problema?
- Quais pessoas ou grupos devem estar envolvidos nessa solução?
- Quando deve-se agir para solucionar a situação indesejada?
- Qual será o tempo médio gasto para fazer isso?
- Quais recursos — financeiros e materiais — serão demandados?
É indispensável que seu plano de ação seja realmente executável. Não adianta de nada ter um plano bonito e atraente, se ele não é realmente funcional. Por isso priorize a funcionalidade, se possível comunique-se com especialistas sobre o assunto.
Ao aplicar essas dicas conseguirá antecipar e solucionar os problemas, mantendo assim a integridade do empreendimento. Claro, ninguém espera ou deseja uma crise, mas absolutamente todos devem estar preparados para passar por ela.
Agora que está por dentro do assunto e sabe como ter uma boa gestão de crise, aproveite para multiplicar esse importante conhecimento. Compartilhe-o em suas redes sociais!
Deixe seu comentário
1 comentário em “Gestão de crise: como prever problemas e antecipar soluções?”