Quem não gosta de ser bem atendido e até ser surpreendido durante o processo de vendas ou na resolução dos seus problemas? A humanização do atendimento vincula sentimentos positivos que ficam na memória dos clientes satisfeitos.
Focando em um meio de atrair clientes, com o intuito de mantê-los fiéis ao seu produto/serviço, no post de hoje, selecionamos alguns fatores comportamentais e sistêmicos que podem ajudá-lo na arte da conquista e fidelização do seu público-alvo. Confira!
Foque em capacitação e treinamento
Para que o processo de atendimento seja eficiente, é necessário capacitar a sua equipe de operadores. Os atendentes devem conhecer bem o seu produto e saber como responder os clientes. Saber ouvir e ser educado é de grande importância, pois esse tipo de atitude causa uma boa impressão da empresa.
Dê prioridade na resolução de várias ocorrências do mesmo cliente
Casos fortuitos de difícil resolução sempre surgem e, muitas vezes, não são solucionados em um único contato. Portanto, é imprescindível o uso de um software que disponibilize com rapidez o histórico de ocorrências do cliente. Muitos SAC têm o péssimo costume de fazer a mesma pergunta para os mesmos problemas de um cliente e isso é desagradável e irritante. Então, ter agilidade e zelo nesse fator conservará o cliente fiel à sua marca.
Extinguir o atendimento robotizado para atrair novos clientes
Não induza o atendente a ser robotizado, com “respostas feitas”, isso demostra para o cliente mais atento que o operador não entende o real motivo do contato. Esse tipo de atitude pode causar grande prejuízo Por isso, o atendimento humanizado é o mais eficaz, pois o operador que tiver não só conhecimento técnico mas também habilidades de relacionamento contribuirá para o bom desempenho e reconhecimento do seu setor. Não é à toa que os” processos robotizados” estão caindo em desuso.
Monitore o processo de atendimento
É importante elaborar um sistema de monitoramento do processo implantado, visando fatores relevantes, como a satisfação dos clientes em notas de 1 a 10, tempo de atendimento, tempo de resposta e histórico de ocorrências mais complexas. Com esse procedimento, fica fácil visualizar onde o sistema precisa ser melhorado e ajuda a evitar o seu pior inimigo — a repetição de erros.
Analise o operador individualmente
Após um determinado período de atuação, os atendentes precisam ser avaliados individualmente, com o intuito de verificar se precisam melhorar a capacidade de relacionamento e empatia. Também é preciso observar se o colaborador passou confiança aos clientes durante o atendimento. Escutar as gravações ajuda a esclarecer o processo de análise. Veja que a intenção aqui não é o conhecimento técnico, mas, sim, somente o comportamento dos operadores perante os consumidores.
Com os fatos citados acima, ficou claro que o objetivo é encantar o cliente, não deixando brechas para descontentamentos. Para que esse plano estratégico funcione, é preciso que todos os integrantes da equipe tenham o hábito de se comprometerem com a melhoria contínua do seu setor. Com isso, muitos novos clientes serão atraídos devido ao foco que a sua empresa terá nos processos de venda e pós-venda. Essa é chave para o sucesso do seu negócio!
O que você achou dos fatos expostos no artigo? Concorda com esses procedimentos? Deixe seu comentário!
Deixe seu comentário
1 comentário em “Humanização do atendimento como arma para atrair clientes”