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5 ferramentas que vão auxiliar na tomada de decisão

29/08/2020 Variado 0 comentários
5 ferramentas que vão auxiliar na tomada de decisão - Softium

Todo bom líder sabe da importância da tomada de decisão. Uma decisão correta melhora bastante o desempenho da empresa e amplia a motivação dos colaboradores. No entanto, para ser bem definida, ela também deve ter um planejamento bem-feito. No texto abaixo, mostramos algumas ferramentas e dicas para você sempre tomar as melhores decisões em sua organização. Acompanhe!

Quais fatores devem ser considerados na tomada de decisão?

Definir o problema

Antes da tomada de decisão, você deve entender qual é o problema que está sendo enfrentado. Muitas vezes, podemos ver um problema onde ele não existe. Caso tenha, devemos avaliá-lo e definir em qual categoria ele se encontra. Se é possível de solucioná-lo nesse momento, se é urgente, se é importante, ou os dois, ou até nenhum deles.

Coletar informações relevantes

Após a definição do problema, colete informações sobre ele. Com certeza a sua empresa não é a primeira e nem será a última de seu setor a enfrentar algo assim. Por isso, pesquise cases de sucesso e como essas empresas fizeram para buscar soluções. Caso seja necessário, contrate uma consultoria especializada e com recomendações personalizadas.

Analisar o que foi coletado

Quando você tiver um bom volume de informações e soluções, é preciso separá-las e organizá-las. Nem sempre a solução de outras instituições é a mesma para a sua empresa. Dessa forma, pegue cada item que você tiver coletado e o analise de acordo com a sua necessidade. Será que a solução da organização “A” serve para a sua? Se não, é possível adaptá-la para a sua realidade?

Escolher qual é a melhor solução

Após separar as soluções e informações que você considera mais relevantes, analise novamente e perceba qual é a melhor saída para a sua empresa.
O problema deve ser resolvido rapidamente? Dê preferência para uma solução mais imediata.

O problema pode esperar um pouco mais? Opte pela resposta mais completa, o que demandará um pouco mais de tempo, mas eliminará de uma vez por todas o obstáculo.

Executar a decisão

Assim que você decidir qual é a melhor solução para a sua empresa, coloque-a em prática imediatamente. Seja a curto, médio ou longo prazo, quanto antes começar a executá-la, melhor!

Comece aos poucos, com o auxílio de todos os seus colaboradores, e vá observando como a ideia está evoluindo. Analise cada etapa da solução e, quando necessário, faça alguns ajustes.

Mensurar os resultados

Após começar a execução da solução, mensure os resultados. Como já dissemos, em seu planejamento você deve ter algum resultado provável a cada etapa. Então não perca o projeto de vista, a cada progressão, observe se os resultados alcançados estão de acordo com o esperado.

Quais ferramentas são úteis para a tomada de decisão?

Como tomar uma decisão acertada? O método Meta Smart pode ajudar nessa etapa. Ele consiste em organizar a situação nessas cinco letras:

  • a primeira, a letra “S”, sugere que você seja específico e defina um único objetivo para o seu problema, de forma clara;
  • a letra “M”, de mensurável, sugere que você meça o seu progresso;
  • a letra “A”, de alcançável, sugere que o seu objetivo seja possível, não almeje o impossível ou inalcançável;
  • “R”, de realizável, diz para você ter metas realistas;
  • e o “T”, de tenha prazo, pede que você determine uma data para realizar seus planos.

Dessa forma, seus projetos de curto prazo serão uma base sólida para as suas metas de longo prazo, continuando a motivar e incentivar você e seus colaboradores. Por isso, é fundamental sempre treinar sua equipe para que ela continue a se sentir motivada e parte integral da empresa!

Conheça agora algumas ferramentas úteis para auxiliar na sua tomada de decisões!

Método FCA

Essa ferramenta auxilia o gestor a prevenir riscos e identificar as causas de um determinado problema. A sigla para Fato-Causa-Ação permite um conhecimento mais aprofundado sobre os processos.

O Fato é o problema propriamente dito. Causa, são todos os processos que ocasionaram o obstáculo e, finalmente, Ação é solução para o problema, o que deve ser feito para resolvê-lo o quanto antes.

Matriz GUT

Ferramenta que auxilia o gestor a priorizar os processos e problemas. Bastante eficaz, ela classifica os problemas em Gravidade, Urgência e Tendência. A cada obstáculo listado, é dada uma nota de 1 a 5, auxiliando a organizá-los por prioridade.

Análise de Pareto

Essa ferramenta funciona da seguinte forma: a princípio, você vai listar todos os problemas enfrentados pela sua empresa. Isso feito, coloque-os em ordem decrescente de gravidade, ou seja, do mais grave para o menos grave.

Feito isso, calcule a porcentagem dos problemas, divida a causa de cada um deles pelo total de causas e multiplique por 100. Finalmente, crie um gráfico, com o eixo x (horizontal) com as causas dos problemas e o eixo y (vertical) com a frequência deles em sua empresa.

A Análise de Pareto é um gráfico de colunas, cujo objetivo é identificar os problemas mais graves para a empresa e, dessa forma, solucioná-los primeiro. A ideia é simples: 80% das consequências vêm de 20% das causas.

Pesquisas automatizadas

Essas pesquisas permitem que você elabore questionários online personalizados para conhecer melhor seu público e atualizar seu banco de dados. Dessa forma, você poderá tomar suas decisões bem mais rápido com base em dados confiáveis e atualizados.

CRM

O Tactium CRM é uma ferramenta que mantém tudo organizado para você gerir melhor a sua empresa. Ela oferece suporte para o seu modelo de relacionamento, registro, tratamento e análise de operações ativas e receptivas, permitindo a tomada de decisões com base em dados completos e atualizados.

Com a centralização de dados, as vendas são muito mais otimizadas, melhorando bastante a jornada do cliente, principalmente na parte de consideração e decisão. Essa ferramenta pode ser customizada, a fim de garantir o aumento de produtividade e redução de custos. Além disso, ela também reduz o retrabalho, apresentando muito mais resultados positivos para a sua empresa.

Desse modo, a tomada de decisão baseada em coleta de dados traz resultados muito mais corretos e rápidos. Além de auxiliar na montagem do banco de dados com o ECRMANAGER, o CRM também auxilia na mensuração de resultados por BPM, na parametrização de regras e calcula o tempo de cada etapa.

Na parte de SMS, o relacionamento com os clientes se torna muito mais eficaz e econômico. Por meio dele, você consegue enviar mensagens personalizadas aos seus clientes, como boas-vindas ou felicitações em aniversários.

Agora que você já sabe como funciona o CRM nas empresas, entre em contato conosco agora mesmo!

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