Tactium – Soluções em call centers, discadores e CRM

E-mails de venda: vantagens, dicas e modelos

12/04/2021 Vendas 0 comentários
E-mails de venda: vantagens, dicas e modelos - Softium
— Confira também —
Um guia para ter um bom sistema de televendas

Já pensou como facilitaria a vida tornar a escrita de e-mail mais rápida, para que você pudesse se concentrar em tarefas mais importantes?

Atender o seu cliente de forma personalizada é uma demanda crescente do mercado. E é mais fácil do que você pensa. 

Já parou para pensar que o e-mail pode não ser tão ultrapassado como algumas pessoas pensam?

É possível utilizá-lo em situações variadas do seu negócio, a depender das necessidades da sua empresa.

Se o seu objetivo é vender por e-mail, este post é para você!

Será que você tem usado a melhor estratégia para turbinar seus e-mails que vendem?

Confira 7 dicas de fechamento de vendas essenciais

Vantagens do e-mail

Uma das melhores ferramentas de contato entre empresas e clientes que há disponível, o e-mail tem como uma das principais vantagens o baixo custo.

Também é atrativa a possibilidade de enviar a mesma mensagem para um mailing, com diversos contatos. 

Para aumentar o seu fluxo de correio eletrônico, dando um toque de personalidade ao contatar leads e clientes, você pode usar modelos específicos de e-mails que vendem seus produtos e/ou serviços.

Modelos de e-mail são outra grande vantagem desse canal de comunicação, pois é a possibilidade de pré-configurar mensagens, personalizando o texto para enviar aos potenciais clientes ou clientes que você já possui.

Embora seja um e-mail pronto, é preciso ter em consideração que o objetivo não é enviar mensagens roboticamente.

Importante dizer: as mensagens devem ser sinceras, com certo nível de personalização. 

Por exemplo, insira dados pessoais, como o nome e a empresa da pessoa, além de informações dos produtos que o cliente adquiriu. 

E fique tranquilo, pois são poucos os itens que precisam de personalização. É mais importante ter em conta o contexto como um todo.

Ter e-mails prontos, já pré-configurados, é essencial para garantir produtividade do seu negócio.

5 dicas para estruturar e-mails que vendem

Ter e-mails prontos é uma estratégia que otimiza os processos da sua empresa. 

Isso porque, em vez de abrir sua caixa de mensagens e escrever, do zero, e-mails individuais para cada cliente, você terá se adiantado: vai criar um banco de modelos, alterando somente o necessário.

Antes de falarmos sobre os modelos de e-mail propriamente ditos, veja algumas dicas iniciais importantes para a correta elaboração desse tipo de e-mail pré-configurado:

1 – Pense em todas as possibilidades de contato nas diferentes etapas do funil, inclusive no pós-vendas

2 – Antes de criar seus modelos de e-mail, lembre-se de manter uma linguagem compatível com o universo do público-alvo – no caso, dos seus clientes -, de preferência, como se você estivesse conversando pessoalmente com ele

3 – A probabilidade de engajamento cresce na medida em que o seu modelo de e-mail for o mais próximo possível da realidade, com linguagem direta e acessível

4 – Não adianta ter modelos bem escritos se o envio for aleatório, por isso é necessário planejamento para combinar um público com uma mensagem, pois determinados exemplos de e-mail funcionam melhor com um grupo de destinatários específico

5 – Ao pensar nesse planejamento, faça uso das suas personas e do funil de vendas – ou seja, a jornada de compra, para ter mais assertividade

Empatia com o cliente: saiba como treinar sua equipe

Ferramenta de automatização

Pré-configurar mensagens é o método mais rápido para enviar volumes grandes de e-mail, mantendo a personalização de cada mensagem, mas sem perder tanto tempo na elaboração.

Quer ter uma estratégia mais funcional ainda?

Para ter um maior aproveitamento de tempo e, simultaneamente, fazer uso de um recurso poderoso, conte com uma ferramenta de automatização. 

Por isso, a dica aqui é: para potencializar essa estratégia, combine um modelo de e-mail com um sistema automatizado de envio, recurso que normalmente é disponibilizado por um CRM de vendas.

Com a automatização, é possível tirar proveito máximo dos envios de e-mail, aumentando a quantidade de envios automáticos por dia e, paralelamente, ajuste a mensagem para cada público.

Modelos de e-mails que vendem

Com uma ferramenta de automatização, você pode sincronizar e-mails, por exemplo, conectando mensagens enviadas e recebidas com as pessoas de contato e as empresas adequadas automaticamente.

Se você ainda não tem ferramenta de automatização, mas ficou curioso sobre os modelos de e-mail, vamos falar de alguns tipos.

Há modelos de e-mail para todo tipo de mensagem, dependendo do seu objetivo. 

Se você deseja uma solicitação mais rápida, para um cliente em potencial, opte por um modelo de e-mail mais frio. Mas lembre-se: sempre personalizado.

Se a sua ideia é fazer um acompanhamento, após uma reunião, seja objetivo e direto, utilizando o nome do cliente.

Outro modelo de e-mail pode ser aquele voltado para continuar uma conversa que já vem ocorrendo, com material após o contato.

Há ainda modelos voltados para objetivo promocional, fechamento de campanha, agradecimento e boas-vindas.

Quer conhecer mais sobre essas possibilidades de automatização e de e-mails que vendem para agregar valor ao seu negócio?

Entre em contato com nossos consultores Tactium e saiba mais!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Fale com a gente

Nosso time de especialistas está à disposição para lhe atender. Escolha a opção desejada para iniciar o seu atendimento.

Comercial

Escolha o canal de sua preferência para atendimento com o nosso time COMERCIAL:

Suporte

Escolha o canal de sua preferência para falar com o nosso SUPORTE:

1