Veja como um treinamento de atendimento ao cliente pode aumentar o upsell do negócio

14/02/2017 Atendimento, Call center 5 comentários
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Investir em um bom treinamento de atendimento ao cliente é uma oportunidade excelente para melhorar a vida financeira da sua empresa. Quanto mais capacitados estiverem os seus funcionários, melhor vão ser as vendas, a conquista de novos clientes e a fidelização dos antigos.

Seja o atendimento feito para vendas, ou o de reclamações e sugestões, todas as áreas são essenciais para garantir os lucros do seu negócio. Um cliente satisfeito é sinônimo de bom relacionamento dele com a empresa. Por isso, tenha sempre atitudes que agradem aos seus consumidores.

Veja a seguir a importância do treinamento de atendimento ao cliente e como isso vai fazer você aumentar as vendas e o upsell do seu negócio.

A importância do treinamento de atendimento ao cliente

Treinar a sua equipe de forma periódica vai fazer com que ela fique sempre atualizada, integrada e por dentro das inovações do mercado. Quando você trabalha com atendimento, é essencial estar atento a tudo isso. A tecnologia caminha a passos largos e os seus funcionários não podem ficar por fora disso.

Por isso, investir em treinamentos é essencial. Desde os mais simples, por conta da atualização de um software utilizado na empresa, até mesmo os maiores e mais complexos. Quanto melhor preparada estiver a sua equipe, mais negócios você vai conseguir fechar e mais lucros obter.

No entanto, é preciso ter bom senso. A sua equipe também tem que trabalhar. Os treinamentos não podem ocorrer diariamente ou várias vezes ao mês. Determine algumas datas específicas para fazer esse tipo de capacitação.

Além do aprendizado em si, os treinamentos vão deixar os seus funcionários mais unidos e integrados, o que é excelente para a saúde financeira da sua empresa.

As estratégias para melhorar o upsell

O upsell é uma técnica que oferece ao seu cliente um produto similar ou complementar ao que ele comprou logo após ter feito o pagamento dessa compra. É o que todo vendedor de loja física já faz tradicionalmente.

Ao comprar um batom, por exemplo, ele te oferece um kit maquiagem, ou só a caixinha de presente mais bonita. Isso ocorre em praticamente todo o comércio, é uma prática bem comum. Contudo, é possível trabalhar com upsell de outras formas, e uma delas é a partir do treinamento de atendimento ao cliente.

Você pode treinar a sua equipe a ser mais convincente na venda de algum produto e fazer com que o cliente compre mais de um. Isso pode ser feito de diversas maneiras: oferecer promoções, kits, fazer um bom pós-venda, ou até mesmo um cupom de desconto ou algo do tipo. O objetivo é sempre vender mais, então, treinar a sua equipe para conseguir fazer isso é uma excelente ideia.

A otimização do treinamento

Para treinar uma equipe da maneira certa, é preciso saber geri-la. Por isso, pensar no otimização desse processo é uma necessidade real. Trabalhe de forma organizada e crie um padrão de atendimento para a sua equipe — claro que isso deve ser feito de uma forma bem pensada, de acordo com os seus clientes e o seu objetivo de venda.

Algumas frases precisam ser evitadas em qualquer tipo de atendimento. Quanto mais objetivo você for, mais eficaz vai se tornar o relacionamento. Um treinamento otimizado faz você descobrir muitas possibilidades de erros e acertos — é preciso trabalhar com todas elas para chegar cada vez mais próximo da excelência.

Com essas dicas, você vai conseguir fazer um treinamento de atendimento ao cliente de excelência e melhorar as suas vendas e o seu upsell. Siga a Softium no Twitter e Facebook e confira mais conteúdos sobre esse tema.