A EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO OMNICHANNEL NA ÁREA DA SAÚDE

09/09/2022 Atendimento, Saúde 0 comentários
A EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO OMNICHANNEL NA ÁREA DA SAÚDE - Softium

Você já percebeu que PACIENTES também são CLIENTES?

Essa reflexão é importante porque, nós, como seres humanos que vivemos em sociedade na Era Digital, temos demandas específicas que impactam em praticamente todos os segmentos do nosso cotidiano. Todos temos pressa, todos desejamos usufruir de um produto/serviço de qualidade, todos ficamos satisfeitos quando somos bem atendidos e todos ficamos aborrecidos quando esperamos longas horas em filas para um simples atendimento. Todos somos assim. Não importa se queremos entrar em contato com o banco ou com uma farmácia: queremos um atendimento ágil e de excelência, não é?

A consciência para essas demandas nos faz refletir que alternativas tecnológicas que antes eram aplicadas apenas em segmentos de vendas, como o omnichannel, se tornam muito úteis, e até mesmo indispensáveis, para qualquer empresa que ofereça atendimento ao cliente – ou, no caso da área da saúde, atendimento ao paciente.

Para a felicidade dos clientes/pacientes, o omnichannel se torna cada vez mais presente no atendimento na área da saúde. Vamos entender melhor como se deu essa evolução? Continue a leitura!

O QUE É OMNICHANNEL?

Omnichannel é uma estratégia de marketing em que o mesmo atendimento é oferecido em vários canais de comunicação (redes sociais, Whatsapp, chat de site, etc).

O principal objetivo do omnichannel é que o cliente consiga se comunicar pelo canal que for de sua preferência, sem ruídos na comunicação. Por exemplo, imagine que você está buscando uma clínica de diagnóstico para fazer alguns exames; buscando nas redes sociais você achou o perfil de uma próxima a sua casa e mandou uma mensagem pelo direct; o pessoal da clínica direcionou seu atendimento para o WhatsApp, você fez o cadastro e marcou tudo por lá; um dia antes da data marcada para o exame a clínica ligou para você para lembrá-lo; para obter o resultado dos exames, você acessou o site da clínica e pôde tirar dúvidas quanto a eles por lá, sem ter que refazer um cadastro, se apresentar novamente e toda aquela burocracia; a comunicação se deu de forma fluida, mesmo tendo passado por várias plataformas. 

Muito prático, não é? Essa é a experiência omnichannel.

O ATENDIMENTO OMNICHANNEL NA ÁREA DA SAÚDE

O atendimento integrado era uma inovação. Hoje, é uma necessidade.

O consumidor já está impaciente com a forma de atendimento tradicional e essa impaciência está se estabelecendo nos pacientes de maneira cada vez mais acelerada. Ou seja, o omnichannel se mostra essencial não só para a sobrevivência dos negócios, mas para a sua prosperidade, já que, como falamos no começo: todos temos pressa e desejamos um atendimento ágil e de qualidade.

E os empreendedores da área da saúde já estão se dando conta disso: donos de hospitais, clínicas, farmácias… O caminho da readequação do atendimento terá que ser trilhado por todos, é inevitável. Se o paciente não encontrar a praticidade que ele deseja em determinado local, ele vai buscar em outro, simples assim.

Recursos tecnológicos como o omnichannel e os bots, por exemplo, servem para automatizar e agilizar processos lentos e burocráticos, como cadastros, lembretes e envio de exames; já os humanos, ficam com o papel de trazer a empatia para todo o processo de atendimento.

A tecnologia chegou para ficar! Sábios são os que fazem bom uso dela.

CONCLUSÃO

Para quem escuta falar sobre essas tecnologias pela primeira vez pode parecer um bicho de 7 cabeças, até aplicarem na operação e verem o negócio decolar! As melhores soluções para levar seu atendimento para outro nível, você encontra aqui na Tactium. Entre em contato conosco! Será um prazer desenvolver uma estratégia para o seu negócio.

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