Churn: 6 dicas para diminuir a taxa de cancelamento de vendas

19/09/2017 Call center, Vendas 1 comentário
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Churn: 6 dicas para diminuir a taxa de cancelamento de vendas

O cancelamento de vendas e serviços é um grande transtorno para qualquer empresa, pois todos desejam manter seus clientes e conquistar mais negócios no mercado.

Conhecido como “churn”, o cancelamento é sempre uma possibilidade. Ou seja, é um problema que pode abalar o adequado funcionamento e as melhores expectativas de vendas da sua organização.

Veja a seguir seis dicas que vão contribuir para reduzir a taxa de churn nas vendas!

1. Tenha foco nos clientes que continuam fiéis

Uma primeira dica para diminuir o churn é manter a atenção nos clientes que permanecem fiéis. A sua intenção deve ser a de que eles continuem sendo clientes por muito tempo. Não adianta querer cuidar somente na hora que vêm solicitar cancelamento. A atenção deve ser ao longo de toda a relação.

Procure compreender por que muitos clientes se mantêm e empenhe-se para repetir a fórmula de sucesso com os novos clientes.

2. Esforce-se para realmente oferecer algo de valor

Os negócios consistem em trocas. E, certamente, a sua empresa deve ter algo para oferecer em troca da fidelização do cliente: um desconto, free trial (teste gratuito) de novos produtos, promoções, brindes, sorteios, um produto de melhor qualidade, um atendimento ainda mais personalizado…

São diversas opções. O importante é que o cliente sinta que está sendo reconhecido por sua fidelização. Verifique até que ponto o produto/serviço é satisfatório, tem bom desempenho, não apresenta problemas, tem suporte rápido e de boa qualidade.

3. Evite novos churns

Trabalhe no sentido de evitar novos churns. Uma análise apurada permitirá identificar os clientes que têm a propensão de cancelar. Use boas estratégias para impedir que eles levem adiante essa ideia.

Muitos podem estar indecisos e informações esclarecedoras, bem como boas promoções, poderão dissuadi-los do churn.

Cada cliente que desiste de cancelar é uma conquista e pode ajudar a esclarecer outros que pensam em “churnar” para que se mantenham fidelizados.

4. Não desista dos planos “Premium”

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelNão desista dos serviços “Premium”, considerando que os preços elevados desses planos estão afugentando boa parte dos clientes. Talvez aconteça exatamente o contrário. E existem exemplos práticos que corroboram essa afirmação.

Atualmente, há muitos sites gratuitos de filmes na internet. Por que motivo, então, tantas pessoas ainda se mantêm assinantes da Netflix? O bom atendimento e a facilidade de uso estimulam os clientes a continuarem acessando esse canal pago.

5. Segmente os clientes diferentes

A partir dos dados colhidos durante a captação de determinado cliente ou mesmo durantes os testes gratuitos, procure segmentar os assinantes em nichos ou grupos.

Os consumidores que se sentem atraídos pelos free trials têm mais chances de recorrer ao churn. Você poderá elaborar estratégias específicas para que esses clientes não cancelem: algo destinado exclusivamente a eles.

É possível também disponibilizar mais serviços do tipo “Premium” para os clientes que efetivamente preferem esse plano. Podem-se oferecer algumas promoções de teste gratuito com certa moderação para motivar a adesão aos planos pagos.

6. Converse com o cliente que deseja cancelar

Se o cliente mostrar sua decisão de cancelar, busque demovê-lo da ideia. O diálogo franco pode ajudar muito. Pergunte os motivos pelos quais ele está querendo cancelar. Dependendo do motivo, pode haver uma solução.

Caso seja a falta de dinheiro, é possível oferecer uma boa oferta por tempo ilimitado ou temporariamente. Se for insatisfação com alguma coisa, pode-se tentar compensar ou explicar o que realmente se passa (muitas vezes, a insatisfação é decorrente de mal-entendidos).

Finalmente, tente convencê-lo de que os produtos/serviços da empresa são valiosos para ele, e o cliente poderá sentir falta se cancelá-los. Ofereça um tempo para ele pensar melhor.

O que você faz para evitar o churn na empresa em que trabalha? Se quiser outras dicas como estas, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber dicas e informações novas sobre call center!