Como melhorar o atendimento e contato com o seu paciente?

16/09/2016 Atendimento, Saúde 1 comentário
Como melhorar o atendimento e contato com o seu paciente? - Softium

Recentemente, a humanização no atendimento e a busca pelo bem-estar e satisfação dos clientes tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões dos segmentos que prestam esses tipos de serviços. E o mercado da saúde não poderia ficar de fora dessa tendência de uma visão orientada para o cliente, não é mesmo?

Neste post vamos falar sobre a importância de se investir na humanização para melhorar o atendimento, e como esse contato mais próximo e acolhedor podem resultar, inclusive, em respostas mais positivas aos tratamentos. E claro, entenderemos como a tecnologia pode ser uma aliada importante na busca por um atendimento mais próximo e respeitoso. Acompanhe!

A importância da humanização no atendimento

Uma das críticas recorrentes no setor da saúde é a mecanização do atendimento que vai desde os atendentes, passando pela equipe técnica de enfermeiros, chegando até aos médicos. Não é raro ouvir relatos de pacientes que se sentiram tratados como números dentro dos sistemas de saúde, sendo, muitas vezes, subjugados e desrespeitados em sua dignidade humana e individualidade.

Os pacientes buscam por um atendimento mais digno, cordial e respeitoso. Para que possam vivenciar uma boa experiência, eles devem se sentir acolhidos, orientados, ouvidosenvolvidoscompreendidos e amparados durante todo o atendimento e em todo o processo de tratamento.

Atendimento de qualidade e evolução do quadro clínico

Esse cenário de acolhimento e atenção gera uma proximidade fundamental entre as partes que, além de possibilitar uma experiência positiva e satisfatória para o paciente, a partir de um atendimento humano que valorize a cordialidade, a atenção e o cuidado, fortalece ainda a relação de confiança – tão necessária para a evolução do tratamento. Afinal, já é sabido que existe uma relação direta entre o aspecto emocional e o fisiológico do ser humano.

Em termos mercadológicos, a melhora do atendimento, por meio de da humanização do contato, ainda pode melhorar considerável a reputação de marca, gerando assim, a fidelização dos pacientes.

Quando a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento

Para garantir pontos de contato de fato humanizado e acolhedor com os pacientes, é importante avaliar quesitos que podem interferir diretamente na qualidade do atendimento. A cordialidade, a empatia e atenção são fatores importantes para um atendimento de qualidade entre o profissional e paciente. Mas não basta para que haja uma melhora completa em todas as pontas do atendimento.

Desenvolver uma “inteligência do consumidor” pode ser uma linha de frente importante na hora de promover uma melhora no atendimento e garantir uma experiência positiva ao paciente. Isso porque, por meio dessa tecnologia, é possível ter registrado todo o histórico desse paciente, com suas especificidades. Afinal de contas, todo paciente é único e é exatamente essa individualidade que é preciso ser resgatada para um atendimento cada vez mais humano e próximo.

Além disso, investir em tecnologia de CRM, adoção de novos modelos de atendimento telefônico e digital, soluções para call centertreinamento de equipe e mudanças de comportamento e cultura dentro da própria instituição, entre outras melhorias são sempre bem-vindas!

Uma premissa importante da humanização do atendimento é de que ela aconteça de dentro para fora, por isso questões como respeito, transparência e diálogo devem de valorizadas constantemente na cultura da organização, tornando a experiência do paciente mais agradável e assertiva, melhorando, inclusive, o feedback.

Saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) compreende o estado completo de bem-estar físico, mental e social do ser humano. Por isso, é responsabilidade dos agentes de saúde e profissionais da área promoverem esse bem-estar e satisfação, agindo para melhorar o atendimento por meio de práticas mais humanas e acolhedoras.

Quer saber mais sobre como melhorar o atendimento? Você irá gostar das nossas 5 dicas para deixar os clientes satisfeitos. Confira!