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Equipe de vendas: como capacitar os vendedores?

26/01/2018 Call center, Vendas 1 comentário
Equipe de vendas: como capacitar os vendedores? - Softium
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Equipe de vendas: como capacitar os vendedores?

Certamente, a equipe de vendas merece uma atenção especial. São profissionais que dependem completamente do motivacional, afinal, são diariamente pressionados devido às metas internas da organização. Capacitar vendedores, portanto, deve fazer parte do checklist de qualquer organização.

A pergunta, então, é a seguinte: como fazer para conquistar essa capacitação? É justamente isso que pretendemos abordar no artigo de hoje! Continue a leitura e transforme a sua equipe em uma verdadeira máquina de vendas!

Transforme os mais experientes em coaches

Novatos sempre enfrentarão problemas de adaptação. Acontece que alguns deles seguem naturalmente para o caminho certo, outros, no entanto, enfrentam dificuldades no trajeto. O que fazer?

A demissão é um caminho custoso e não resolve o problema, afinal, o novo profissional pode enfrentar as mesmas dificuldades. Por isso, o ideal é incentivar os vendedores mais experientes para que se tornem verdadeiros coaches dos novatos.

Dessa forma, é possível reciclar constantemente o conhecimento dentro da organização e fazer uma espécie de treinamento gratuito.

Invista nos treinamentos online

Muitas vezes somos obrigados a buscar externamente o know-how necessário para capacitar os nossos vendedores. Acontece que muitas empresas não possuem os recursos necessários para realizar treinamentos presenciais.

Para capacitar vendedores com custos baixos, você pode optar pelos treinamentos online. Além de geralmente serem mais baratos, esse tipo de alternativa também permite uma flexibilidade muito maior, já que os vendedores podem assistir as videoaulas de qualquer lugar.

Dê feedbacks constantes

Os feedbacks também são uma excelente maneira para capacitar os colaboradores, mas, ao contrário do que muitos pensam, esse não é um momento para “puxar a orelha” do vendedor. Feedbacks agressivos ou inconsistentes, que não tenham como base a informação, mais atrapalham do que ajudam.

O ideal é contar com ferramentas, como o CRM, para acompanhar os resultados da sua equipe de vendas. Assim, você pode realizar feedbacks precisos, seja para reforçar um bom comportamento ou desenvolver as habilidades do vendedor.

Ofereça material didático

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelSerá que os colaboradores realmente conhecem os produtos e serviços da sua empresa? Sabem exatamente qual é a missão, os valores e a visão da organização? Sabem usar as ferramentas de automação?

Que tal deixar um material didático disponível para todos com essas informações? É uma boa maneira para realizar a capacitação — que pode começar já no momento em que o colaborador entra na empresa. Além disso, o material didático pode ficar disponível a qualquer momento para tirar qualquer tipo de dúvida.

Seja um verdadeiro líder

Lembra da nossa primeira dica? Sim, é verdade que o gestor pode incentivar o surgimento de verdadeiros coaches internamente, mas o fato é que ele deve agir como um verdadeiro líder do time, e não apenas um chefe. A diferença entre um e outro é que, enquanto o primeiro realmente participa da rotina da equipe, o segundo apenas possui um cargo de hierarquia superior.

A liderança é uma forma de capacitar vendedores porque eles precisam dessa presença, principalmente devido à motivação. É preciso que o líder inspire os colaboradores e aja para guiar todos de maneira harmônica e coesa. Só dessa forma é possível melhorar o desempenho de toda a equipe.

Gostou do nosso artigo de hoje? Que tal conferir também os diferentes tipos de atendimento ao cliente e continuar a capacitar vendedores?


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