Uma coisa é fato: é muito mais fácil manter seus clientes do que conquistar novos. Por isso, é importantíssimo que você trabalhe forte para manter sua base a todo custo!
A insatisfação de clientes com produtos/serviços/atendimentos ainda é um problema recorrente que pode levar à perda de clientes e, consequentemente, a prejuízos para a sua empresa. “Mas o que posso fazer para driblar isso?”, você deve estar se perguntando.
Vamos lá, existem estratégias práticas e eficazes que podem te ajudar a reduzir essas estatísticas preocupantes, então continue lendo o artigo pois nós vamos compartilhar 5 delas:
1- Ouça o cliente atentamente
O primeiro passo para lidar com um cliente insatisfeito é ouvir atentamente suas preocupações. Permita que o cliente expresse suas necessidades, sentimentos e expectativas sem interrupções. Isso demonstra empatia e respeito e pode ajudar a acalmar o cliente. Aliás, essa também é uma excelente oportunidade, pois ao ouvir, você também pode obter informações críticas sobre possíveis melhorias nos seus produtos/serviços.
2- Peça desculpas e assuma a responsabilidade
Nós sabemos, nem sempre vai ser culpa sua. Mas, mesmo que o problema não tenha sido causado por sua empresa, peça desculpas pelo inconveniente e assuma a responsabilidade pelo que puder ser feito para resolver o problema. Isso mostra que você se importa com o cliente e está disposto a assumir a responsabilidade por sua satisfação. Afinal, o cliente depositou confiança em você ao fazer negócios, e essa confiança deve ser honrada. Lembre-se de que uma desculpa sincera pode percorrer um longo caminho para amenizar a situação.
3- Ofereça soluções
Depois de entender as queixas do cliente, ofereça soluções viáveis e práticas para resolver o problema. Não imponha nada, pelo contrário, dê opções e deixe o cliente escolher o que é melhor para ele. Isso demonstra que você está comprometido em encontrar uma solução que seja satisfatória para ambas as partes e que você está disposto a adaptar-se às necessidades do cliente — Isso entra também na conta da experiência personalizada, que é o segredo para conquistar e fidelizar clientes atualmente. Lembre-se de que a solução deve ser realista e executável (não prometa o que você não pode cumprir).
4- Aja rapidamente
Nenhum cliente gosta de passar por problemas, mas quando a empresa consegue resolvê-los rapidamente, os pontos com o cliente sobem ainda mais do que se não houvesse problema algum. Quanto mais rápido você agir para resolver as queixas do cliente, mais satisfeito ele ficará. Isso mostra que você está comprometido em ajudá-lo e valoriza sua opinião. Além disso, uma resolução rápida pode ajudar a prevenir danos adicionais à reputação da sua empresa. Portanto, assim que uma solução for acordada, faça o possível para implementá-la o mais rápido possível. Lembre-se também que hoje em dia é muito fácil resolver certos problemas de maneira automatizada, então verifique se a sua operação já está atualizada com as principais tecnologias de atendimento para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes e ainda desafogar o call center.
5- Acompanhe o cliente e peça feedback
Depois de resolver o problema, faça um acompanhamento para garantir que o cliente está satisfeito e para identificar outras áreas em que sua empresa possa melhorar. Isso pode ser feito por meio de uma ligação telefônica, e-mail ou até mesmo uma pesquisa de satisfação. Acompanhar o cliente também demonstra que você se importa com sua experiência e está comprometido em melhorar seus serviços continuamente — é quase como se você reafirmasse que a missão principal da sua empresa é a garantia da satisfação do cliente. E, com isso, a matemática é simples: o cliente fica com você. Aliás, hoje em dia é muito fácil acompanhar os clientes e pedir feedbacks com o uso de assistentes virtuais, já pensou sobre isso?
CONCLUSÃO
Lidar com clientes insatisfeitos pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade valiosa para aprender e se aprimorar para que, num futuro próximo, você não só mantenha sua base de clientes firme, mas consiga conquistar muitos clientes mais.
Ao seguir essas 5 estratégias, você muda o jogo, transformando uma situação negativa em uma oportunidade de crescimento! E falando em crescimento, se você quer fidelizar clientes e construir uma base ainda maior, você deve investir em atendimento — ou seja, em tecnologia! A Tactium pode te ajudar com isso.
Conte com a Tactium para oferecer as melhores soluções para levar seu atendimento para outro nível. Entre em contato conosco! Será um prazer desenvolver uma estratégia para o seu negócio.
Acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais:
Deixe seu comentário