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A IMPORTÂNCIA DE TER UM ATENDIMENTO HUMANIZADO USANDO ROBÔ DE VOZ

16/03/2022 Atendimento 0 comentários
A IMPORTÂNCIA DE TER UM ATENDIMENTO HUMANIZADO USANDO ROBÔ DE VOZ - Softium
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Hoje em dia, quando falamos sobre atendimento ao cliente, não podemos deixar de fora o papel dos robôs, já que eles fazem a maior parte do trabalho, mesmo que nós não percebamos conscientemente. A tendência é que essa falta de consciência sobre o atendimento automatizado seja cada vez mais frequente, pois a cada dia esses robôs ficam mais humanizados, seja robô de voz ou chatbot. 

Imagine só a possibilidade de oferecer aos seus consumidores um atendimento 24 horas por dia e sem precisar contratar mais funcionários para isso. Pense nos resultados espetaculares que essa ação pode trazer! Mas, esses resultados só podem ser alcançados se o atendimento oferecido for eficaz, trazendo assim a satisfação dos clientes. A melhor maneira de oferecer um suporte eficiente é através de um atendimento personalizado, ou em outras palavras: humanizado.

Continue a leitura para entender mais sobre a importância de um atendimento humanizado usando robô de voz!

O QUE É UM ROBÔ DE VOZ?

Robô de Voz é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para manter conversas em tempo real com clientes que buscam assistência através do telefone de determinada empresa.

O robô de voz é programado com respostas previamente, mas dependendo do nível de sua IA, ele reagirá às perguntas e respostas do cliente de forma mais ou menos personalizada (humanizada).

Essa tecnologia, ainda nova, elevou o potencial de crescimento das empresas, visto que desde sua popularização, os serviços de atendimento ao cliente foram completamente remodelados, de forma a atender mais pessoas com um número menor de funcionários físicos.

POR QUE HUMANIZAR O ATENDIMENTO AUTOMATIZADO? 

A reação imediata que as pessoas têm a um atendimento robótico pode variar entre:

– “Ah não, essa ‘máquina’ não vai resolver meu problema. Preciso falar com uma pessoa de verdade!”

– “Esses robôs só vão ‘roubar’ meus dados e não vão resolver meu problema.”

– “Quando esse robô inútil vai parar de falar pra eu finalmente poder falar com uma pessoa real?”

Isso acontece não pelo fato de elas estarem sendo atendidas por um robô, mas sim por estarem sendo atendidas por um robô pouco inteligente.

Quando humanizamos o robô de atendimento, adicionamos elementos presentes na forma como as pessoas se comunicam de fato umas com as outras, simulando emoções, personalidade, tonalidade de voz, enfim, adicionando atos intrinsecamente humanos nós viabilizamos a personalização do atendimento e, assim, geramos uma melhor experiência para o cliente. Essa adição de personalidade não vale só para robôs de voz em call center, um chatbot humanizado é sempre bem vindo no atendimento online.

VANTAGENS DE OFERECER ATENDIMENTO ATRAVÉS DE UM ROBÔ DE VOZ HUMANIZADO

– Atendimento imediato e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para seus clientes;

– Todos os clientes são atendidos;

– Melhora a qualidade do atendimento e, portanto, a satisfação dos clientes;

– Reduz custos operacionais;

– Permite o mapeamento do público;

– Oferece inteligência de dados;

– Disponibiliza a interação com outras ferramentas;

E muito mais!

COMO CRIAR UM ROBÔ DE VOZ OU CHATBOT HUMANIZADO?

1. Defina um tom de voz amigável que faça uso de uma linguagem positiva, gentil e de preferência mais informal, sem ser coloquial demais.

2. Invista na representação visual do seu robô de voz e faça com que ela seja marcante para o público em todas as mídias. Por exemplo: Magalu, do Magazine Luiza.

3. Faça com que o robô simplifique o atendimento demonstrando proatividade;

4. Deixe claro para o cliente que ele está sendo atendido por um robô (alguns são humanizados demais e podem causar esse questionamento);

5. O robô precisa ser inteligente o suficiente para averiguar a partir da conversa que teve com o cliente se a demanda foi ou não resolvida e, caso não tenha sido, encaminhá-la para um atendente humano.

CONCLUSÃO

Um atendimento humanizado faz toda a diferença na experiência do cliente, pois usa da empatia para resolver as principais demandas de maneira eficaz e personalizada. A união do robô de voz, chatbot e atendimento humanizado da sua equipe aumentará a satisfação dos seus clientes e o nível de fidelização dos mesmos.

Quer implantar um atendimento automatizado e humanizado na sua empresa? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em lhe ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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