Ao buscar atendimento acerca de algum produto que adquiriu ou serviço que contratou, você provavelmente já deve ter sido atendido por um robô/assistente virtual, ou como também chamamos hoje em dia, BOT. Existem dois tipos de bot para atendimento:
– Os chatbots;
– E os robôs de voz.
Ambos tem, basicamente, a mesma função: oferecer um atendimento imediato e de alta qualidade para os clientes 24h/dia, porém, eles operam de maneira diferente.
Quer entender a diferença entre chatbots e robô de voz? Então continue a leitura!
O QUE É CHATBOT?
Chatbot é um software baseado em inteligência artificial que tem por função gerenciar mensagens de texto e respondê-las, simulando uma conversa de humano para humano. Esse tipo de assistente virtual é muito utilizado em canais de comunicação que utilizam texto como linguagem, como podemos observar em atendimentos de sites ou mesmo via redes sociais como o WhatsApp e o Instagram.
O chatbot oferece um atendimento humanizado e personalizado para cada cliente e é capaz de suprir uma série de demandas, como cobranças, responder a dúvidas frequentes ou até mesmo realizar algum procedimento simples que possa ser automatizado junto a ele, dentre tantas outras possíveis funções.
O QUE É ROBÔ DE VOZ?
Robô de voz, assim como chatbot, é um software baseado em inteligência artificial, porém, ao invés de responder a mensagens de texto, ele responde a voz, simulando uma conversa de humano para humano ao telefone — você já deve ter entrado em contato com esse tipo de bot ao contactar seu serviço de telefonia e/ou internet para resolver algum problema ou mudar de plano. Esses assistentes virtuais costumam atuar em call centers, já que sua linguagem é através da voz.
Assim como o chatbot, o robô de voz oferece um atendimento humanizado e personalizado para cada cliente e também é capaz de suprir uma série de demandas.
EXISTE ALGUMA DIFERENÇA NO ATENDIMENTO DE UM CHATBOT PARA O DE UM ROBÔ DE VOZ?
Além do fato de um operar por voz e o outro operar por texto, podemos observar que os chatbots conseguem realizar um atendimento, de certa forma, mais completo e responder a mais demandas, já que conseguem enviar e receber mensagens de texto e arquivos, podendo resolver questões complexas que só são possíveis graças ao canal de comunicação pelo qual o atendimento está sendo realizado.
Sendo assim, podemos recomendar os chatbots para atendimento geral, oferecer promoções em larga escala, mandar avisos, etc e os robôs de voz para o call center.
CHATBOT OU ROBÔ DE VOZ: QUAL É O MELHOR?
Os dois são excelentes à sua maneira e, apesar de sim, serem diferentes, são capazes de proporcionar um atendimento personalizado e de alta qualidade 24h/dia, 7 dias por semana. O fato de serem diferentes só quer dizer que cada um irá atender a demandas específicas — ambos são bem vindos e trazem uma melhora excepcional para a experiência do cliente, você só precisa saber como usá-los estrategicamente.
CONCLUSÃO
Quer levar seus resultados para outro nível? Então conheça o Tactium BOT e entre em contato conosco! Ficaremos felizes em lhe ajudar.
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