Você também tem dúvidas de como fortalecer a integração dos canais de comunicação de sua empresa?
Então este post aqui foi feito para você.
A comunicação integrada é mais relevante hoje do que nunca. O crescente ecossistema de conteúdo digital aumentou significativamente o número de canais de comunicação usados pelos clientes, funcionários, parceiros, acionistas e comunidades de uma organização.
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O que é comunicação integrada?
Uma estratégia de comunicação integrada é o tecido conectivo que garante a consistência da sua marca em todos os canais e alinha a comunicação com os objetivos de negócios.
Ele considera quem são os públicos-alvo e como e onde se comunicar para envolvê-los e levar o negócio adiante.
Uma estratégia de comunicação integrada ajuda as empresas a entregar uma mensagem coesa em canais digitais e tradicionais para envolver o público, construir e manter a confiança e fornecer uma experiência de marca positiva.
A pandemia da Covid-19 apenas ampliou o papel e a importância dos canais digitais. As organizações tiveram que se mexer rapidamente para envolver suas partes interessadas com segurança e eficácia à distância.
Como resultado, a pandemia impulsionou a sociedade em cinco anos de adoção digital – em apenas algumas semanas.
Nunca antes foi tão importante para as empresas aproveitarem o canal certo para se envolver e se conectar com seu público. Organizações que usam comunicação integrada para garantir uma mensagem consistente e coesa, independentemente do canal, estabelecerão confiança e construirão conexões mais profundas com seus públicos – tendo sucesso agora e no futuro.
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Como criar uma comunicação integrada
Para obter sucesso na implementação de uma comunicação integrada, é necessário considerar alguns pontos:
- A mensagem certa: quais informações e mensagens são importantes para a organização compartilhar? Qual é o objetivo de negócio que a comunicação apóia?
- O público certo: Quem deve receber esta mensagem? Por que é relevante para eles?
- A voz certa: quem é o porta-voz mais confiável para transmitir esta mensagem específica a este público específico? (por exemplo, CEO, embaixador da marca nas redes sociais, funcionário da linha de frente);
- O momento certo: Como a organização saberá quando chegar no momento exato em que esse público precisa receber esta mensagem? Como envolvê-los da maneira certa oferece suporte ao negócio?
- O canal certo: qual canal é mais eficaz para que esse público receba, confie, entenda e se envolva com esta mensagem?
Responder a essas perguntas exige que as empresas entendam o que está acontecendo em suas organizações, indústrias e comunidades, para que saibam como permanecer relevantes e envolver as partes interessadas de forma eficaz.
A comunicação integrada permite que as organizações entreguem uma mensagem consistente através dos canais para apoiar os objetivos de negócios, criar uma experiência perfeita para as partes interessadas e construir a confiança e a fidelidade à marca.
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Quais os principais benefícios da comunicação integrada?
1. Fortalecer a identidade da sua marca
O primeiro e talvez principal benefício que podemos associar à comunicação integrada é o fortalecimento da identidade da marca.
Vale a pena lembrar que uma marca tem sua própria personalidade, assim como uma pessoa. Se um indivíduo altera seu comportamento a cada instante, certamente suas relações pessoais não serão agradáveis. Isso também é visto nas empresas.
Marcas que planejam e investem em comunicação conseguem atrair e reter mais clientes pelos seus valores, tratamento e cuidado com o público.
2. Maior eficiência das estratégias de comunicação
A comunicação tem um objetivo. Ao criar uma promoção, por exemplo, você quer que o público corra e aproveite as oportunidades. Para isso, trabalha senso de urgência, escassez e outros.
No entanto, se a comunicação em diferentes canais não tem uma consistência, o público não tomará as ações que você espera.
Por isso, se você executa bem a comunicação integrada, certamente suas estratégias de marketing terão maior eficiência.
3. Integração entre as equipes
Outro ponto importante é a integração entre as equipes. A comunicação integrada também faz bem ao público interno, uma vez que a cultura da marca e seus valores devem estar muito bem enraizados para que haja sucesso.
Toda sua equipe deve falar a mesma língua. O produtor de conteúdo, os atendentes, os vendedores, a equipe de desenvolvimento de produto, o time de envio dos pedidos… ou seja, toda a empresa deve seguir a identidade da marca.
4. Economia
Não podemos deixar de falar na economia que a comunicação integrada é capaz de gerar. Ao utilizar diferentes pontos de interação, como as redes sociais, chat online, e-mail, aplicativos de mensagens e outros, o alcance e a conversão serão maiores do que se você simplesmente investir em canais de contato mais caros, como a televisão.
5. Aumento das vendas
Por fim, o aumento das vendas! Os consumidores, cada vez mais exigentes, preferem marcas que se preocupem com o público, que mantenham vários canais de comunicação e que apresentem uma identidade e personalidade forte.
Até mesmo o posicionamento da marca frente a diferentes cenários e acontecimentos globais têm interferência na escolha para a compra de um produto ou serviço.
Marcas com projetos de preservação ambiental, programas de inclusão de minorias, combate à discriminação e outros aspectos podem, além de contribuir para um mundo melhor, ter um maior valor agregado na visão dos clientes.
Você acha que este conteúdo pode ajudá-lo a implementar uma comunicação integrada aliada à estratégia do seu negócio?
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