Entenda os diferentes tipos de clientes e saiba como atendê-los

25/04/2017 Atendimento, Call center 3 comentários
Entenda os diferentes tipos de clientes e saiba como atendê-los - Softium

Quando mexemos com público, deparamo-nos com as mais diversas situações e conversas. Os vários tipos de clientes tendem a oferecer um desafio diário para as empresas no setor de atendimento. As pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, o trato pode se tornar algo prazeroso ou difícil.

Com o tempo, aprendemos a lidar com clientes diversos, mas ainda existem aqueles que nos surpreendem na hora de conversar com o SAC. Pensando nisso, nós separamos uma lista com vários tipos de clientes, explicando como eles se comportam e como atendê-los. Confira!

O cliente irritado

Esse é um dos tipos de clientes mais comuns que buscam o serviço de atendimento. Normalmente, estão irritados com a empresa por se sentirem lesados e justificam seus pensamentos com informações. Frequentemente, falam atribuindo veracidade a seus apontamentos.

Para atender esse cliente, é necessário ter firmeza e educação. Ele tentará fazer com que o atendente ceda às suas reclamações, mesmo quando não for possível. É importante ser delicado, ao mesmo tempo em que se é objetivo. Especialmente na hora de atender esse consumidor, é preciso mostrar que tem interesse na resolução do problema.

O cliente ansioso

Mesmo que sejam informados todos os prazos e todas as informações estejam bem claras no contrato, esse cliente ainda assim exigirá mais agilidade. Esse é um tipo de consumidor que procura o SAC com frequência, pois acha que os serviços devem ser executados antes dos prazos.

Assim como no caso de clientes irritados, é necessário ser prestativo, mas não ceder às queixas. Relembre o consumidor das datas estipuladas e esclareça as demais informações que forem necessárias. Mostre que gostaria de agilizar a entrega e que a empresa vai cumprir com o combinado, mas em hipótese alguma afirme algo sem ter certeza.

O cliente confuso

Sempre existe um cliente que não consegue explicar seu problema, se confunde na hora de falar suas dúvidas e não consegue dizer o motivo específico da ligação. Esse cliente tende a mostrar insegurança e enrola-se quando tenta explicar algo sem auxílio.

Para atendê-lo, é preciso ter muita paciência, pois será necessário pedir para o cliente repetir a informação e ir fazendo perguntas para tentar chegar no problema. Como esse é um perfil de cliente que demonstra muita insegurança, o atendente deve mostrar-se confiável e seguro.

O cliente bem-humorado

Esse consumidor sempre procura o SAC de forma amigável. Ele é animado no trato mesmo quando está com problemas. É o tipo de perfil que durante a ligação faz piadas para descontrair e conversa durante o tempo que o atendente permitir.

Na hora de se comunicar com esse tipo de consumidor, é preciso lembrar que o foco está no atendimento e não na pessoa. Por isso, foque nas questões objetivas enquanto se é gentil e generoso com o cliente. É preciso tomar cuidado para não se distrair e extrapolar o tempo médio de atendimento.

O cliente crítico

Grande “termômetro” da empresa, o cliente crítico é essencial para saber se um produto ou serviço tem algum problema. Esse consumidor reclama de tudo que a empresa oferece com queixas fundadas ou infundadas. Ainda assim, se começarem a aparecer reclamações recorrentes sobre o mesmo produto ou serviço, isso sinaliza que existe algum problema real a ser avaliado.

Ouça e anote: esse é o segredo para atendê-lo. Agradeça as críticas e sugira que, caso ele encontre mais algum erro, volte a entrar em contato. Mostrar abertura é o suficiente para esse cliente sentir-se satisfeito com o contato.

Nenhum cliente é totalmente uma coisa ou outra. É possível, se for bem trabalhada a experiência do consumidor, fazer com que um cliente irritado torne-se um bem-humorado. Ainda assim, tomar cuidado com os diferentes perfis e evitar tratar todos os consumidores da mesma maneira pode ajudar a reduzir a carga enfrentada pelo setor de atendimento.

Essas são algumas informações que trouxemos para você sobre os diferentes tipos de clientes. Gostou do conteúdo? Achou a informação útil? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem por dentro do assunto!