GESTÃO DO TEMPO – COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU CALL CENTER

30/06/2022 Call center 0 comentários
GESTÃO DO TEMPO – COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU CALL CENTER - Softium

“O tempo é seu ativo mais valioso”. Tendo esta frase como filosofia e trazendo-a para o cenário do call center, passamos a refletir como esse ativo está sendo utilizado na operação. Está havendo um bom aproveitamento? Ou mau aproveitamento? Poderia melhorar? Como chegar ao máximo? São alguns indagamentos que podem surgir. Esse exercício é muito saudável, pois é a partir do incômodo que nós buscamos soluções para resolver o problema. Afinal, se não sabemos que temos um problema, como iríamos resolvê-lo?

A gestão de tempo sempre deve ser uma questão a ser levantada no call center, pois quem o controla melhor, produz mais e quem produz mais… Já sabe, não é? 

Quer saber como aumentar a produtividade do seu call center? Então continue a leitura!

O QUE É GESTÃO DO TEMPO?

Gestão do tempo é uma prática de organização de atividades para conseguir os melhores resultados com o tempo disponível. É muito útil não só na vida profissional, mas na pessoal, já que muitas vezes não conseguimos dar conta de todas as responsabilidades ou deixamos de fazer algo que realmente queremos por acreditarmos que não temos tempo, quando na verdade é apenas uma má gestão do tempo disponível.

COMO APLICAR A GESTÃO DO TEMPO NO CALL CENTER?

Você, como gestor, pode, e deve, orientar sua equipe sobre como gerir o tempo para que todas as pendências sejam quitadas, porém, de nada adianta a sua orientação se você não tiver em seu time membros que estejam dispostos a segui-la e dar o seu melhor. Portanto, antes de tudo é preciso selecionar bem as pessoas que vão trabalhar com você, se certificando de que são proativas, atenciosas e empáticas.

Com um time de confiança, chega a hora de passar as coordenadas, mas, para isso é preciso ter em mente muito claramente onde você quer chegar (meta) e o que deve ser feito para chegar lá (objetivos), assim você criará um mapa que guiará todos a caminharem juntos rumo ao sucesso.

Após passar as coordenadas, é preciso monitorar as atividades dos colaboradores para ter certeza de que estão todos no caminho certo e as estratégias estabelecidas anteriormente estão sendo eficazes para que as metas sejam alcançadas num futuro próximo. Indicadores de Performance são ótimos para essa finalidade. Sabe o que também é ótimo para monitorar as operações? O Tactium IP, clique aqui e conheça.

Além de verificar se as atividades estão sendo feitas seguindo o planejamento, é preciso conferir se essas ações estão passando boas impressões para os clientes. Para isso, pedir feedbacks periodicamente é uma ótima pedida e ainda ajuda a melhorar constantemente as atividades dos atendentes.

É preciso compreender também que uma boa gestão do tempo é uma construção, que deve ser lapidada sempre que possível, então promova treinamentos periódicos para manter a equipe sempre afiada e pronta para oferecer a melhor comunicação para os clientes.

Por fim, hoje em dia não temos como falar em otimizar o tempo sem citar as ferramentas tecnológicas que surgiram como alternativas para aumentar a produtividade e melhorar a experiência do cliente. Não podemos deixar de fora soluções da Tactium, como:

  • Tactium BOT: para atendimentos automatizados e de qualidade 24h/dia, 7 dias/semana, para desafogar o call center e aumentar a produtividade dos atendentes.
  • Tactium OMNI: para integrar todos os canais e facilitar a interação dos clientes com a empresa, bem como o atendimento prestado pelos colaboradores.
  • ValidaFone: para manter a base de dados da empresa apenas com contatos válidos e evitar desperdício de tempo com clientes-fantasma.

CONCLUSÃO

Gerir corretamente o tempo no call center irá resultar em muitos benefícios, não só internamente, mas também melhorará a experiência do cliente, já que com atividades organizadas tudo tende a funcionar de forma mais fluida e eficiente.

Se você quer levar seu atendimento para outro nível, aposte nas soluções da Tactium e entre em contato conosco! Ficaremos felizes em lhe ajudar.

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