Com a rotina agitada que levamos atualmente, repleta de tarefas e compromissos, é comum esquecermos algo, como uma consulta com o médico. Se a pessoa esquece a consulta, não haverá a possibilidade de desmarcação do horário, o que impede que o profissional da saúde atenda outro paciente naquele período. Esse exemplo demonstra nitidamente a importância do retorno de chamadas no atendimento ao paciente.
Muitas clínicas e consultórios tinham por hábito investir em soluções de call center voltadas apenas para o atendimento ao paciente na marcação de consultas. Porém, para manter um relacionamento efetivo com os clientes do século XXI, as empresas têm que oferecer serviços que superem as suas expectativas e proporcionem facilidades para a rotina cada vez mais corrida dos consumidores.
No artigo a seguir, falaremos sobre a importância do retorno de chamadas no atendimento ao paciente e os benefícios que a gestão estratégica de call center traz para o desenvolvimento de um atendimento mais humanizado, promovendo a satisfação dos pacientes. Confira!
Ofereça mais facilidades para o paciente
Como abordado anteriormente, é importante oferecer facilidades durante o processo de atendimento ao paciente. Os lembretes sobre a data e horário da consulta, enviados via SMS, são ótimas formas de fazer com que o paciente se lembre do seu compromisso e, em casos de não poder comparecer, ele se lembre de desmarcar a consulta, deixando o médico livre para atender outros pacientes.
Além das mensagens, é interessante ligar no dia anterior à consulta para confirmar se o paciente comparecerá e enfatizar outras informações importantes, como documentos que devem ser levados, horário e até mesmo repassar o endereço da clínica ou do consultório em caso de ser a primeira consulta.
Retorne as chamadas em casos de ausência
Os imprevistos fazem parte da vida de todas as pessoas, por isso, mesmo que o paciente confirme a sua ida à consulta por telefone ou mensagem, pode ser que ele não consiga comparecer devido a um problema de última hora.
Nestes casos, o retorno de chamadas no atendimento ao paciente também é muito importante. Ao contatar o cliente, é interessante que o operador seja cordial e busque identificar o motivo da ausência, já oferecendo ao paciente a possibilidade de remarcação da consulta. Essa aproximação torna o atendimento ao paciente mais humanizado, demonstrando que a empresa está preocupada com o bem-estar dos seus clientes.
Atendimento ao paciente: mantenha um relacionamento após a consulta
A relação entre a clínica ou consultório com o paciente não deve terminar após a realização da consulta. É interessante participar de canais nos quais seja possível se comunicar com os clientes. Um site ou blog com dicas sobre saúde e bem-estar, por exemplo, é importante para manter os pacientes bem informados e também uma possibilidade de estar presente na rotina das pessoas.
Conhecer como foi a experiência do paciente na clínica por meio de pesquisas de satisfação também ajuda a manter o relacionamento após a consulta, além de ser uma excelente maneira de obter um feedback sobre o atendimento prestado desde a marcação até a realização da consulta.
Organize as informações dos clientes
Por fim, para que o retorno de chamadas no atendimento ao paciente seja efetivo e proporcione ganhos para os clientes e para as clínicas e consultórios, é muito importante contar com um bom software de gestão de clientes. Essas plataformas possibilitam que os dados dos pacientes e o histórico dos atendimentos realizados em diferentes canais, como telefone, chat, redes sociais ou e-mail, fiquem organizados na mesma ferramenta, otimizando o atendimento prestado antes, durante e após a consulta.
Apresentamos neste artigo a importância do retorno de chamadas para o sucesso no atendimento ao paciente. Se você quer conhecer outras estratégias para manter os seus clientes satisfeitos, baixe o nosso e-book gratuito: Gestão do atendimento como melhorar o contato com pacientes na sua clínica.
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