4 boas práticas em televendas que você precisa aprender

06/02/2018 Call center, Televendas 2 comentários
4 boas práticas em televendas que você precisa aprender - Softium
— Confira também —
Um guia para ter um bom sistema de televendas

4 boas práticas em televendas que você precisa aprender

Vender pelo telefone é um verdadeiro desafio, não é verdade? Afinal, os atendentes de call center não possuem as mesmas ferramentas que os outros tipos de vendedores, como o contato físico, por exemplo. É preciso realmente desenvolver uma maneira especial para atuar nesse meio para que, dessa forma, possamos garantir os resultados.

Claro que, hoje, existem uma série de métodos e ferramentas que podem nos ajudar nessa tarefa. No post a seguir, vamos mostrar algumas delas: veja 4 dicas de televendas que você precisa conhecer. Confira!

1. Usar a tecnologia

Com certeza, a tecnologia pode auxiliar muito os profissionais e gestores que atuam com telemarketing, afinal, com ela, nós podemos oferecer um atendimento de primeira linha para os clientes. Com os sistemas disponíveis atualmente, é possível acompanhar o cliente em todos os momentos do funil de vendas, o que é excelente para realizarmos uma abordagem personalizada.

Com a tecnologia, podemos, ainda, administrar todos os dados da clientela da melhor forma possível, o que é indispensável para tomarmos melhores decisões no dia a dia e evitarmos uma série de problemas, como ruídos de comunicação, entre outros.

2. Preparar scripts de aprimoramento

Não devemos usar o script de vendas como algo estático, a ser lido roboticamente sempre que entramos em contato com o cliente. Na verdade, essa é uma poderosa ferramenta de vendas que deve ser usada da maneira mais apropriada possível. Por sinal, com o roteiro de vendas, podemos fazer uma atividade de aprimoramento.

A ideia é mapearmos todos os motivos de recusa e conversão para procurarmos padrões entre os clientes. Assim, podemos manter uma melhora constante, ligação após ligação, e garantir, dessa forma, os resultados desejados.

3. Realizar treinamentos internos

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelOutra dica fundamental para quem atua na área de call center é a realização de treinamentos. Isso porque é fundamental manter um padrão de qualidade, já que todos os operadores representam clientes – na maioria dos casos, clientes importantíssimos. Por isso, eles devem estar preparados para lidar com todo tipo de situação, bem como atender bem a clientela.

São três os tipos de treinamentos que merecem destaque nesse sentido. Em primeiro lugar, temos os treinamentos técnicos, ligados ao uso de ferramentas da empresa, como os sistemas e softwares, por exemplo. Depois, temos os treinamentos de produto, para que os colaboradores conheçam cada detalhe do que é vendido pela empresa. Por fim, temos, ainda, os treinamentos comportamentais, para que todos sigam os códigos éticos e de conduta do negócio.

4. Manter metas inteligentes

Por fim, a última das dicas de televendas é que os gestores de telemarketing pensem muito bem antes de estipular uma meta de venda para a equipe. Alguns ainda acreditam que, ao estabelecer metas muito difíceis para os colaboradores, conseguirão melhores resultados, pois os profissionais vão se esforçar mais. Isso é um mito.

O ideal é que as metas estejam dentro da realidade da empresa. Para isso, devemos seguir o padrão das ‘smart goals’, ou seja, metas inteligentes. Elas precisam ter os seguintes elementos: especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e temporalidade.

Gostou do nosso post sobre dicas de televendas? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais!