4 dicas imbatíveis para aumentar a produtividade da equipe de vendas

25/04/2017 Call center, Vendas 6 comentários
4 dicas imbatíveis para aumentar a produtividade da equipe de vendas - Softium

É natural que os colaboradores das mais diversas áreas de atuação acabem se acomodando um pouco nos seus cargos. Porém, com o passar do tempo, isso terá um impacto negativo no seu desempenho profissional. Dentro desse contexto, conhecer algumas dicas para aumentar a produtividade da equipe de vendas é de grande valia.

Existem atitudes que podem minimizar esse problema ou até mesmo reverter o quadro completamente, de forma que os gestores consigam resultados muito melhores em bem menos tempo.

Ficou interessado? Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema:

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe de vendas é fazer um bom planejamento. Afinal, não dá para cobrar uma melhora no desempenho dos seus funcionários se você não tiver diretrizes bem feitas e não souber ao certo quais serão as estratégias de vendas empregadas para obter sucesso.

É fundamental, sobretudo, verificar como estão os processos e analisar se existem falhas nos setores adjacentes, como estoque, logística e marketing.

Veja se tudo está dentro do contexto e se os clientes estão chegando bem informados sobre as soluções, serviços e produtos que seu empreendimento oferece.

2. Estabeleça metas e objetivos

Depois de fazer o planejamento, é interessante estabelecer metas e objetivos para aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Essa é uma maneira de mostrar para os colaboradores onde a organização está inserida no seu segmento de mercado e, principalmente, até onde ela deseja chegar.

Dessa forma, fica mais fácil desafiar e estimular os profissionais a darem o seu melhor, especialmente se você deixar evidentes os números que cada um deles precisará alcançar todos os meses para que a empresa atinja seu objetivo no prazo estipulado.

3. Ouça a sua equipe

Outra atitude indispensável para aumentar a produtividade da sua empresa é mostrar que a gerência está aberta a ouvir as ideias, expectativas, demandas e soluções da própria equipe. Acredite: você pode se surpreender com os talentos escondidos dentro do seu quadro de funcionários.

Uma boa ideia é estipular reuniões periódicas, nas quais todos poderão falar e contribuir. É interessante, também, abrir outras formas de contato, como grupos em aplicativos de comunicação ou aplicativos que permitam o compartilhamento de arquivos, projetos e prazos.

Isso faz com que todos se sintam valorizados e estimulados a produzir mais.

4. Invista em treinamentos

Por fim, o aprimoramento constante é uma das formas de manter a produtividade em alta e, por isso, treinamentos constantes são essenciais para uma empresa de sucesso.

Obviamente, o rendimento de uma equipe bem preparada é muito maior. Encare isso como um investimento e não como uma despesa.

O melhor de tudo é que cursos, palestras e congressos farão bem tanto para os colaboradores mais eficientes quanto para aqueles que estão apresentando mais dificuldades. Essa prática precisa ser constante, de forma que todos os funcionários possam usar as técnicas que aprenderam.

E agora, pronto para aumentar a produtividade da equipe de vendas? Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o tema!