5 dicas para fazer a gestão de atividades da equipe de vendas!

01/11/2016 Call center, Televendas 0 comentários
5 dicas para fazer a gestão de atividades da equipe de vendas! - Softium
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Fazer a gestão de atividades de uma equipe de vendas é sempre um desafio para os diretores e gestores das organizações. Afinal, além de realizar a correta distribuição de atividades, fazer o bom atendimento do cliente e analisar metas e resultados, é necessário também pensar nos colaboradores, criando para eles um plano de carreira, por exemplo.

Pensando nessa realidade, nós desenvolvemos esse material com 5 dicas para fazer a gestão da sua equipe de vendas da melhor forma possível. Confira e saiba como melhorar o seu trabalho como gestor agora mesmo.

Defina metas que possam ser cumpridas

As metas são muito importantes para aumentar os resultados de uma equipe de vendas. Porém, para que elas realmente tenham efeitos, é necessário que elas sejam possíveis de serem cumpridas.

De nada adianta criar uma meta muito alta e quase impossível de ser cumprida, pois isso gerará efeito contrário em seu time de vendas, que pode até se sentir desmotivado.

Crie premiações para quem atingir metas

Além das premiações em dinheiro, também podem ser utilizados como forma de gratificação outros itens como eletroeletrônicos, automóveis, viagens, entre outros. Muitas vezes dar prêmios que não são em dinheiro pode ser mais rentável para a empresa, que pode consegui-los em um esquema de parceria, por exemplo.

Padronize os processos da equipe de vendas

É comum que cada vendedor tenha um perfil e uma forma de abordar os clientes para oferecer um produto ou serviço da empresa, em ligações telefônicas em um call center, por exemplo. No entanto, alguns aspectos no atendimento devem ser padronizados.

O gestor de vendas pode elaborar uma espécie de guia para que os vendedores sigam ao conversarem com um possível cliente. O roteiro deve mostrar de forma objetiva as etapas da venda, para que não haja distinção na atenção dada para clientes diferentes.

Faça pequenas reuniões diárias

A motivação é um fator essencial para que uma equipe de vendas atinja os seus objetivos. É, por isso, que pequenas reuniões motivacionais diárias, com duração de cerca de 10 minutos, pode ser uma boa ideia para manter os colaboradores sempre engajados.

Nessas reuniões podem ser abordados assuntos como as metas que foram atingidas, resultados positivos do dia anterior, bem como a explanação de cases de sucesso ou a leitura de mensagens motivacionais.

Invista em tecnologia

Nos dias atuais é imprescindível que você invista em softwares e CRMs para a realização do contato com clientes de forma mais efetiva e eficaz. Tais programas ajudam os vendedores a abordarem clientes e prospects, vendendo mais.

Além disso, o investimento em tecnologia também colocará a empresa em um patamar mais elevado no que se refere à vantagem competitiva, caso seus concorrentes ainda não utilizem essas tecnologias.

Com essas cinco dicas básicas, temos certeza que você conseguirá fazer a gestão de equipe de vendas da sua empresa com sucesso e maestria. E, para continuar aprendendo, que tal ler nosso artigo que fala sobre a importância de múltiplos canais de atendimento ao cliente? Temos certeza que você gostará desse conteúdo também!

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