Atendimento humanizado: por que implantá-lo no call center?

09/05/2017 Atendimento, Call center 3 comentários
Atendimento humanizado: por que implantá-lo no call center? - Softium
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Provavelmente você já escutou a história do Walter, que teve o seu cartão de crédito destruído pelo seu cachorrinho e teve uma bela surpresa. A startup responsável pelo serviço enviou um novo cartão acompanhado de uma carta super autêntica — escrita à mão. Acha que é só isso? Então, saiba que ainda tem mais! O cliente recebeu — pasmem — um brinquedinho roxo para dar ao seu fiel escudeiro.

Aposto que já sabe de quem estamos falando, certo? É isto mesmo, do Nubank, que hoje é exemplo quando o assunto é atendimento humanizado. Apostando em um relacionamento amigável e que encanta o público, a marca se destaca no mercado e conquista cada vez mais os clientes.

Quer saber mais? Vamos falar da importância em investir em um atendimento diferenciado, que prioriza um contato mais próximo e humano com o consumidor. Veja agora alguns dos motivos pelos quais uma empresa de call center deve apostar nessa ideia!

Ajuda a cativar o cliente

Voltamos à situação do Walter. Enquanto a staturp teve uma ideia criativa para solucionar o problema do cliente, outros bancos, possivelmente, mandariam um novo cartão em uma correspondência convencional e ficaria por isso mesmo.

Mas, convenhamos, em quais dessas situações você acha que o cliente fica mais satisfeito? Sem sombras de dúvidas, a primeira opção é a mais óbvia, certo? Afinal, tal atitude mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente.

Tenha em mente que inovar nesse aspecto pode ser a solução para ter um atendimento mais eficiente e, consequentemente, fidelizar o público.

Facilita o relacionamento

O cliente não quer ser tratado como “apenas mais um”. Pelo contrário: ele espera vivenciar experiências diferenciadas e que o empreendimento não só entenda suas expectativas e vontades, como também valorize a parceria firmada no decorrer dos anos.

Ele busca, sobretudo, por empresas que criem estratégias para fortalecer os laços, tratando-o como único e insubstituível. E, adivinhe só, uma abordagem personalizada e mais humana, que realmente atende às demandas do público, é o melhor caminho para estabelecer um relacionamento com o cliente.

Para não ter erro, seja sempre amigável e cordial. Também utilize, na medida do possível, uma linguagem descontraída. O ideal aqui é sair daquele tradicional atendimento mecanizado.

Aumenta a confiança do público

Conquistar a confiança do cliente não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, não são raros os casos em que as empresas simplesmente ignoram o pós-venda, deixando o cliente na mão.

Isso sem mencionar os empreendimentos que driblam o consumidor — seja entregando produtos danificados ou não honrando o compromisso em relação à data de entrega e/ou aos valores negociados.

É aí que surge novamente a importância em investir em um atendimento humanizado. O operador do call center, nesse contexto, se coloca no lugar do cliente, transmitindo a sensação de empatia. Além do mais, ele deixa claro que fará tudo que está ao seu alcance para resolver o impasse, o que cria o sentimento de confiança e segurança.

Por isso, abuse da criatividade e invista em novos formatos de abordagem, dando preferência ao atendimento humanizado.

Gostou do assunto e quer se inteirar ainda mais? Então, leia o nosso post abordando dicas de como fazer um bom atendimento ao cliente.