Atendimento no call center: 5 erros que são vilões para o seu processo!

05/09/2017 Atendimento, Call center 4 comentários
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Atendimento no call center: 5 erros que são vilões para o seu processo!

Oferecer um atendimento de qualidade no call center não é uma tarefa das mais fáceis. A concorrência é grande e os clientes podem migrar da sua empresa para outra, caso não sejam bem atendidos. Por isso, investir na satisfação do consumidor é um fator muito importante para a continuidade do negócio.

No entanto, muitas centrais ainda cometem erros gravíssimos que são verdadeiros vilões que, se não contornados, podem provocar um grande prejuízo. Vamos conhecer 5 deles:

1. Equipes com pouco treinamento para atendimento no call center

A falta de capacitação dos times que trabalham na central é um erro fatal para empresas que desejam combater o absenteísmo (faltas) e a desmotivação no ambiente de trabalho, o que acaba comprometendo as atividades na central como um todo. E isso vale para organizações de pequeno, médio e grande porte.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o responsável pelo setor tenha em mente que os consumidores de hoje não toleram informações corretas, agentes despreparados e falta de rapidez nos atendimentos. Se o seu objetivo é expandir o call center e ter melhores resultados no final do mês, portanto, investir em treinamentos para seus profissionais é algo fundamental.

2. Central inacessível para o cliente

Um erro muito comum na gestão de atendimento ao cliente é ser uma marca inacessível para seu público-alvo. No entanto, com as facilidades e tecnologias disponíveis atualmente, ninguém vai manter um relacionamento com uma organização que não é aberta para a comunicação externa.

Assim, ser acessível para os consumidores é fundamental para satisfazer as suas necessidades e torná-los fiéis ao seu negócio. Com isso em mente, expanda e divulgue todos os canais de comunicação possíveis: telefones, e-mails, chats, redes sociais e site da empresa.

3. Falta de investimentos no call center

De nada adianta ter uma equipe bem treinada, com profissionais de qualidade e divulgar seus meios de contato se a infraestrutura da central é ineficiente. Não é incomum se deparar com problemas — como número inválido, caixa postal em ligações, PAs sem tempo de pausa, entre outros — que realmente comprometem o atendimento como um todo.

Por isso, é importante que o responsável pelo setor tenha consciência de que é necessário contar com soluções de tecnologia para elevar o nível da performance no call center. No mercado, existem diversas soluções tecnológicas voltadas para aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar os indicadores da central, como a solução em nuvem, que pode ser escalável, de acordo com as necessidades da empresa.

4. Ausência de incentivos para os colaboradores

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelNa maioria das vezes, os trabalhadores do call center são jovens que estão em seu primeiro emprego. Como se trata de um ambiente laboral com muito estresse e baixo retorno financeiro, esses profissionais costumam ficar desanimados e pouco produtivos, elevando as taxas de turnover no setor.

Nesse caso, o ideal é que o gestor ofereça incentivos para os colaboradores, para que eles se sintam mais motivados para atingir as metas e oferecer o melhor de si no trabalho. Premiações por produtividade e bônus costumam funcionar muito bem.

5. Não oferecer um bom suporte ao cliente

Muitas organizações perdem potenciais clientes porque não oferecem suporte no pós-venda de algum produto/serviço. Isso faz com que o consumidor se sinta desvalorizado e comece a ter interesse por outras marcas.

Nos dias de hoje, marcados por instabilidade e crise na economia, nenhum empreendimento pode se dar ao luxo de perder um cliente. Portanto, trate o consumidor com o máximo de atenção e ofereça todo o suporte que ele precisar. Isso traz maior confiabilidade para a sua marca, atraindo novos consumidores e fidelizando os antigos.

Esses são apenas alguns dos erros que o seu negócio não deve cometer no atendimento no call center. Eles colocam em xeque a confiança do público na sua empresa e fazem o oposto do que qualquer gestor gostaria: afastar as pessoas do seu negócio. E você precisa ficar sempre atento para manter seus concorrentes longe de sua clientela!

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