Como fazer uma cobrança sem perder o cliente e melhorar o ranking?

03/10/2017 Call center, Cobrança 2 comentários
Como fazer uma cobrança sem perder o cliente e melhorar o ranking? - Softium

Como fazer uma cobrança sem perder o cliente e melhorar o ranking?

Em agosto de 2017, havia quase 60 milhões de brasileiros inadimplentes e com pelo menos uma conta em atraso. Com cerca de 40% da população tendo alguma dívida a ser quitada, é comum usar recursos como o call center para fazer uma cobrança.

O problema é que, sem a atenção adequada, a empresa pode não receber e, ainda por cima, perder o cliente, o que gera um prejuízo duplo. Por outro lado, ao conseguir realizar o processo corretamente, há mais chances de a companhia atingir uma boa posição de ranking, destacando-se no mercado.

Está em busca de bons resultados? Então veja, neste post, boas dicas para cobrar do jeito certo e ter probabilidades de sucesso!

1. Esteja disposto a negociar a dívida

É muito provável que o cliente tenha um bom motivo para a inadimplência. A perda do emprego, o aumento das despesas e a priorização de gastos estão entre as possibilidades que podem levar alguém a atrasar um pagamento.

Por isso, é possível que a pessoa não possua o valor completo para fazer a quitação, especialmente contando os juros e as multas advindos do atraso. Para tornar a proposta mais atrativa e com melhores chances de ser aceita, é importante estar disposto a negociar os débitos.

É o caso de abater, total ou parcialmente, os juros ou dar um desconto no valor que será cobrado. Assim, a proposta fica mais acessível e dentro da realidade da pessoa contatada.

2. Ofereça diferentes opções de pagamento

Ao mesmo tempo, não é tão útil criar um ótimo desconto e dar apenas uma opção para pagar. Como, normalmente, as propostas para a quitação de dívidas têm um prazo curto, não é improvável que o cliente não possa pagar tudo de uma vez. Porém, somente ter condições parceladas impede que a empresa aproveite, justamente, os casos em que a quitação em parcela única é viável.

Para lidar com esse conflito, o ideal é trabalhar com várias condições. Dentro de certo limite, ofereça o pagamento em parcelas ou à vista, assim como por outros meios, como dinheiro em espécie, boleto e cartão.

Se quiser, é possível tornar a opção à vista mais atrativa e com uma negociação melhor, o que ajuda a recuperar os valores sem perder o cliente.

3. Não seja agressivo

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelPor falar nisso, basta sair do tom ao fazer uma cobrança para que o consumidor se sinta encurralado, coagido e até ameaçado. Além de isso contribuir para que ele não faça mais negócios com a empresa, a pessoa pode terminar processando o credor devido ao constrangimento.

Sendo assim, é fundamental manter o tom de voz adequado e não ter uma postura agressiva. Apresente as opções, esclareça todos os pontos e demonstre a importância de regularizar a situação.

Ainda que a proposta não seja aceita logo de cara, não haverá problemas quanto ao relacionamento com o consumidor.

4. Mantenha a calma e a paciência

Além de tudo, é indispensável entender que podem surgir muitas objeções. Se elas já aparecem na hora da venda, no momento da cobrança, isso acontece ainda mais intensamente.

O cliente pode oferecer vários motivos para não aceitar a proposta e/ou ter dúvidas diversas sobre o processo. Para ter boas chances de conseguir o pagamento, é fundamental manter a calma, fugir de conflitos e ter muita paciência.

Explique e repasse todos os pontos quantas vezes forem necessárias, oferecendo apoio e segurança para a pessoa do outro lado da linha. Seguindo as outras práticas, a tendência é que o indivíduo decida realizar o pagamento.

Como você viu neste artigo, ao fazer uma cobrança, é fundamental ter alguns cuidados para não perder o cliente. Além de tudo, graças a essa postura atenciosa, é possível conquistar um melhor posicionamento no ranking de recuperação de valores, levando, até mesmo, a empresa a ser um destaque de mercado.

Como tem sido feito o processo de cobrança pelo seu time? Deixe um comentário e conte quais são os seus principais desafios!