Como utilizar a inteligência emocional na hora da venda?

22/08/2017 Call center, Vendas 1 comentário
Como utilizar a inteligência emocional na hora da venda? - Softium

Saber vender é uma habilidade fundamental para manter um negócio funcionando. Você provavelmente já sabe disso, mas, você sabia que é possível aplicar outro tipo de técnica na hora da venda? Um conceito chamado de inteligência emocional. Pode parecer estranho a princípio, mas faz todo o sentido.

Cada pessoa tem um conjunto de diferentes inteligências, cada uma focada em uma forma de interpretar o mundo. Inteligência lógico-matemática, a mais conhecida, envolve capacidade de abstração e de resolução de problemas. A emocional, por outro lado, fala da habilidade de entender a si mesmo e se relacionar com as pessoas. Soa bem familiar para um vendedor, não é?

Para mostrar como a inteligência emocional pode melhorar suas vendas, trouxemos aqui algumas formas de aplicá-la no seu dia a dia. Confira!

Aprenda mais sobre si mesmo

Tudo começa com sua própria atitude e sua autoimagem. Você pode já ter notado isso em sua vida pessoal, mas é bem mais difícil desenvolver uma ligação mais próxima com alguém que ainda não tem muito conhecimento sobre si mesmo, a própria personalidade, as próprias habilidades e os próprios sentimentos.

A melhor forma de entender a si mesmo é pela experiência. Troque opiniões com seus colegas e avalie suas próprias atitudes. Depois de notar alguns de seus traços, será mais fácil utilizá-los a seu favor quando estiver lidando com o cliente.

Não ignore seus pontos fracos

A inteligência emocional não envolve apenas o reconhecimento das qualidades, mas também uma aceitação das fraquezas. Afinal, negar que você tenha dificuldade para, por exemplo, organizar sua agenda e apenas continuar com ela desorganizada não lhe trará nenhuma vantagem prática.

Entendendo os pontos em que você pode melhorar, você terá mais poder para mudar sua atitude e aprender. Da mesma forma, se você tem uma dificuldade muito grande, saberá quando e como pedir ajuda.

Não é sinal de fracasso chamar auxílio, mas sim de bom julgamento e responsabilidade. Que tal fazer um treinamento para adquirir mais experiência naquilo que não é o seu forte?

Seja empático com seu cliente

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelEmpatia é outra característica tratada no âmbito da inteligência emocional. Ser empático significa que você entende o outro mais facilmente, que consegue adotar a perspectiva do cliente e compreender suas dificuldades. Claramente uma qualidade muito útil para um vendedor.

Com habilidades empáticas, você poderá compreender mais rapidamente o que ele necessita e como atender a essa demanda, exercendo um atendimento humanizado. Além disso, uma relação empática pode melhorar consideravelmente a confiança entre vendedor e comprador, o que contribui para a fidelização do cliente.

Lembre-se de pedir um feedback

A autodescoberta é um processo constante; sempre há algo novo para aprender sobre si mesmo. E o desenvolvimento da sua inteligência emocional só tem a ganhar quando você continua trabalhando para desenvolvê-la, o que vale também para sua relação com o cliente.

Ao pedir uma opinião, você não está só tomando nota de pequenas observações práticas. O feedback ajuda no ganho de conhecimento sobre suas qualidades e defeitos, entendendo melhor o que deve mudar, descobrindo o que seu cliente valoriza e estreitando a relação entre vocês dois.

Agora que você já entende a importância da inteligência emocional, é hora de começar a trabalhá-la!

Acha que essas dicas serão úteis para mais pessoas? Então compartilhe este post em suas redes sociais e mostre como é possível ser um vendedor melhor!