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Descubra o poder da negociação com entusiasmo e saiba como usá-lo a seu favor!

23/02/2018 Call center, Vendas 2 comentários
Descubra o poder da negociação com entusiasmo e saiba como usá-lo a seu favor! - Softium
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Descubra o poder da negociação com entusiasmo e saiba como usá-lo a seu favor!

Anúncios no Facebook, vídeos, apresentações, blogs, outdoors, discursos políticos, cartas de amor. Não importa o meio: diariamente nos deparamos com o poder da negociação e seus efeitos sobre nossas vidas. Na prática, somos bombardeados a cada instante por milhares de mensagens que tentam chamar nossa atenção e nos convencer a pensar, sentir ou fazer algo.

Como líder empresarial, se você não tem prestado atenção aos princípios da negociação, pode estar perdendo uma poderosa ferramenta de influência sobre os consumidores, os colegas de trabalho ou seus liderados.

Pensando nisso, abordamos neste artigo algumas dicas para que você possa aplicar as principais características da persuasão com entusiasmo para melhorar seus resultados de negócio. Boa leitura!

Reconheça a importância de desenvolver habilidades persuasivas

Responda às seguintes perguntas: as pessoas aceitam suas ideias? Você se considera apto a convencer aqueles a sua volta de que o mundo pode ser um lugar melhor? É capaz de comunicar eficientemente o que tem para oferecer?

Persuasão é a capacidade de influenciar e uma das habilidades mais importantes que você pode ter. Por quê? Porque sem ela, suas ideias não terão força. Ao não ser capaz de influenciar as pessoas, você não receberá os recursos ou suporte de que precisa e nem comunicará seu valor exclusivo ao mundo.

Afinal, de nada adianta ter os melhores produtos, serviços, preços e/ou ofertas se não conseguir convencer os clientes disso.

Comece em um terreno comum

Se um tópico ou situação tiver o potencial de gerar opiniões conflitantes, comece a interação por uma afirmação com a qual todos possam concordar, por exemplo, “creio que todos podemos concordar que o processo X precisa ser revisto”.

Desse modo, uma empatia inicial é criada e seus interlocutores se mostrarão mais abertos a ouvir o que você tem a dizer.

Fale com autoridade

Em seu livro Persuasão e Influência, o autor Robert Cialdini revela que as pessoas que nos cativam e as que vemos como figuras de autoridade são aquelas que têm as melhores chances de nos persuadir.

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelPortanto, apresente-se como um especialista, afirmando suas credenciais ou experiência, cuidando apenas para que seja de uma forma que não pareça pretensiosa ou arrogante.

Descreva o que você faz, não apenas falando o nome da atividade, mas usando expressões como “eu ajudo ” xxxx ” a realizar / conquistar / obter maiores” xxxxxx ” eliminando / evitando / reduzindo ” xxxxx. Dessa forma você apresenta ao interlocutor os tipos de resultados que você ou sua empresa são capazes de proporcionar,

Ouça ativamente

É natural que, durante uma negociação, você esteja entusiasmado com o próprio ponto de vista. No entanto, certifique-se de oferecer aos seus interlocutores a chance de expressarem seus pensamentos (incluindo objeções às suas ideias e propostas) e ouvir ativamente cada colocação.

Ao fazer isso, você não mostra apenas respeito, mas também aprende muito sobre sua abordagem ao problema em questão e se torna mais capacitado para lidar com quaisquer preocupações específicas, podendo, até mesmo, incorporar algumas novas ideias na solução oferecida.

Utilize uma linguagem positiva e entusiasmada

Evite criticar abertamente objeções ou preocupações sobre as suas ideias ou posições. Em vez disso, inicie suas frases de modo positivo, como “considere o seguinte…” ou “entendo sua apreensão, mas e se olharmos sob essa perspectiva?”

Demonstre entusiasmo com a oportunidade de ser ouvido. Dessa forma, seu poder de negociação será aumentado à medida que houver menos chances de que seus interlocutores se sintam menosprezados ou desrespeitados e mais chances de que estejam dispostos a colaborar com você.

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