Entenda o comportamento da geração millenium no trabalho

06/04/2018 Call center 0 comentários
Entenda o comportamento da geração millenium no trabalho - Softium

Entenda o comportamento da geração millenium no trabalho

Você conhece a geração millenium? Essa nova geração de jovens adultos merece atenção, pois já faz parte do grande grupo de profissionais com força no mercado. São eles que buscam fazer a diferença já no primeiro dia de trabalho.

Será mesmo que merecem tantas críticas como recebem? Quais são as suas características mais marcantes? Para que você entenda melhor os traços mais fortes dos millennials, continue a leitura!

O que é geração millenium

Trata-se do grupo de nascidos entre os anos 1980 e 2000, também chamados “geração Y”. Os jovens adultos da geração millenium causam impacto no mercado de trabalho pelas suas características diferenciadas das gerações anteriores.

Tidos como rebeldes e volúveis, os millennials não se adaptam muito bem a sistemas hierárquicos engessados, carreiras tradicionais e modelos padronizados. Além disso, são conhecidos como funcionários que não permanecem em uma mesma empresa por muito tempo.

Mas a verdade é que eles trazem vantagens competitivas importantes para as organizações, se elas souberem como aproveitar seus talentos e motivá-los. Entenda algumas das suas características:

São muito receptivos à tecnologia

A tecnologia é responsável por trazer diversos benefícios às empresas com os seus avanços. Ter na equipe funcionários que sejam abertos a essas inovações é um ganho para toda a organização.

Os millennials nasceram no mundo já globalizado e têm facilidade e grande familiaridade com os dispositivos móveis e a comunicação em tempo real. Os sistemas da empresa serão de fácil acesso e adaptação para eles, que, dificilmente, apresentarão resistência à implementação de novas tecnologias.

São motivados por desafios

Desafios não são um problema para a geração millenium. O novo não os intimida: pelo contrário, a sede de conhecimento faz com que aqueles fatores os mantenham motivados. Ou seja, é uma grande vantagem para qualquer empresa.

Essa geração não se deixa oprimir por uma chefia rígida, pois têm forte senso de liderança e estão sempre apresentando suas opiniões e possíveis soluções diferentes em benefício da equipe. Ao mesmo tempo em que aprendem com os mais experientes, também têm muito o que ensinar.

Como é o comportamento da geração millenium no mercado de trabalho

Para que as empresas se adaptem à geração Y e recebam as vantagens que esse grupo pode trazer, é necessário compreender melhor o comportamento desses profissionais. Separamos algumas características importantes da sua conduta no mercado de trabalho:

Buscam felicidade em vez de realizações

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelA qualidade de vida vem em primeiro lugar para esse grupo. As altas remunerações podem ficar em segundo plano, se o emprego permitir espaço e ganho na sua vida pessoal. Ou seja, a geração millenium pode ser flexível quando o assunto diz respeito a salário e benefícios.

Esse tipo de consciência também faz com que sejam diretores e líderes mais compreensivos e motivadores para suas equipes. Estão sempre preocupados com o propósito do trabalho que realizam.

Não lidam bem com o excesso de hierarquia e autoridade

Os millennials gostam de trabalhos colaborativos. Por isso, têm dificuldade de respeitar hierarquias e chefias autoritárias. O formato pirâmide no esquema de trabalho não é bem recebido por esses jovens, que atendem a um perfil mais orgânico e um trabalho que funcione como uma rede.

Os chefes que ouvem todos na equipe e consideram suas opiniões são muito mais bem recebidos por essa geração.

Preferem ambientes descontraídos e informais

Esses jovens têm uma ideia pronta a respeito do ambiente de trabalho ideal. E isso, certamente, não envolve ambientes engessados e cheios de formalidade. O gosto pelos ambientes flexíveis caminha lado a lado com a importância que enxergam nos trabalhos que causam impactos positivos na sociedade.

Pensam fora da caixa

A geração é cheia de questionamentos sobre tudo e acerca de buscar fazer a diferença. Podem trabalhar bem em meio a situações caóticas. São estimulados pela criatividade e pela inovação, o que os tornam pessoas que “pensam fora da caixa”.

A geração millenium traz incríveis pontos positivos para uma organização. É preciso abrir a cabeça para aproveitar as vantagens que esse grupo de profissionais pode oferecer.

Se você gostou do conteúdo desse post, aproveite e assine nossa newsletter para receber outras informações como essas!