Qual o perfil de vendedor mais valioso para seu negócio?

01/11/2016 Call center, Televendas 1 comentário
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Se a propaganda é a alma do negócio, então o vendedor pode ser colocado em pé de igualdade com muitas das estratégias de publicidade. Esse profissional é quem passará a primeira impressão da empresa, portanto, é importante que ele saiba como lidar com clientes, sejam eles novos ou mais antigos, como se expressar bem e, obviamente, como concluir uma venda.

Mas qual é o perfil de vendedor ideal? Confira neste artigo algumas características desse profissional de alta performance e construa uma equipe vencedora!

Aquele que conhece as regras e macetes do jogo

Teoria sem prática não dá muito certo. Prática sem teoria pode ser uma saída arriscada. Mas, quando um vendedor consegue unir esses dois aspectos, a probabilidade de realizar a venda aumenta muito!

O profissional que domina as partes de negociação e técnica está apto a assumir uma autonomia maior no processo de venda, mesmo se for um procedimento mais demorado do que o normal.

As empresas que atuam na área de negócios têm muito a ganhar com esse profissional. Para mantê-lo motivado, é essencial que a sua personalidade esteja em sintonia com os valores da empresa. Outra dica valiosa é mostrar o quanto ele pode colaborar também internamente, evidenciando a importância do todo para o retorno individual.

Aquele que adora ter um abacaxi para descascar

O problema do cliente é o motor que conduz este perfil de vendedor. A sua grande paixão é ajudar o próximo e, por isso, ele sabe como oferecer o produto ou serviço de uma maneira que solucionará a vida do consumidor.

Em tempos de crise, é imprescindível expandir o mercado de atuação, para ter mais possibilidades de negócio. Se isso está nos planos da sua empresa, então é hora de contratar ou remanejar um vendedor com esse perfil para a área de novos clientes. Assim, esse profissional poderá atrair mais consumidores e se transformar em uma fonte confiável para qualquer emergência que eles tiverem.

Aquele que enxerga longe

Ainda na linha dos vendedores com faro para oportunidades, vale a pena destacar um tipo de profissional que usa a estratégia para estar sempre na hora e no lugar certos para fisgar o cliente. Não por acaso, ele é conhecido como o vendedor caçador.

Esse vendedor tem uma visão de maior alcance do potencial do seu produto. Para ele, com uma boa avaliação e estratégia de venda, é possível conquistar espaço em qualquer nicho de mercado.

No entanto, diferentemente do anterior, esse vendedor tem um perfil mais de anfitrião. Ou seja: sua tarefa primordial é encantar os clientes, enquanto a pós-venda fica a cargo de outros colaboradores do time.

Cada profissional tem uma maneira distinta de trabalhar, e é importante respeitar essas individualidades, para que o relacionamento com o cliente seja o mais genuíno possível. Conseguindo manter essa autenticidade em harmonia com a cultura empresarial do seu negócio, você terá o perfil de vendedor mais eficiente do mercado.

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