Inteligência emocional: como equilibrar o trabalho com suas emoções

24/07/2018 Call center 0 comentários
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Inteligência emocional: como equilibrar o trabalho com suas emoções

Com um mercado cada vez mais exigente, é comum que muitos profissionais tenham dificuldade em lidar adequadamente com os altos e baixos do cotidiano de trabalho.

Como solução, saber desenvolver a inteligência emocional é algo essencial para que o colaborador aprenda a controlar suas emoções e não deixar que elas interfiram de maneira negativa em suas funções. Mas, você já sabe exatamente o que é e como trabalhar essa habilidade?

É pensando nisso que, no post de hoje, vamos explicar o conceito de inteligência emocional e listar uma série de dicas fundamentais para que você aprenda a equilibrar suas emoções de forma a ter melhores resultados em seu trabalho. Ficou interessado? Continue a leitura do artigo!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia correspondente à habilidade de gerenciar as próprias emoções, de modo a atenuar os níveis de estresse, resolver conflitos e desafios, comunicar-se de forma adequada, ser empático e compreensivo, saber ouvir o outro e a si mesmo com maior equilíbrio.

De acordo com o psicólogo, autor e jornalista científico norte americano Daniel Goleman, a inteligência emocional é composta essencialmente por cinco atributos. São eles:

  • autoconhecimento: saber reconhecer e trabalhar as suas próprias emoções, tendo autoconfiança e conhecendo seus pontos fortes e fracos;
  • consciência social: reconhecimento das emoções, anseios, necessidades e preocupações alheias;
  • gestão de relacionamento: habilidade em manter bons relacionamentos, se comunicar com clareza, administrar conflitos e trabalhar em equipe;
  • autocontrole: ser capaz de controlar aqueles comportamentos impulsivos e lidar com suas emoções de maneira saudável, sabendo também se adequar a diferentes circunstâncias;
  • automotivação: saber tomar iniciativas e direcionar as emoções a serviço de algum objetivo.

Dessa forma, quando você é alguém que possui esse tipo de habilidade, torna-se capaz de reconhecer não só o seu próprio estado emocional, mas também os estados emocionais dos outros, se envolvendo com as pessoas ao seu redor de modo a cativá-las.

Por que ela é importante no trabalho?

Como mencionamos no início do artigo, o ritmo acelerado e competitivo do mundo atual faz do ambiente de trabalho algo extremamente estressante para alguns profissionais, que por sua vez contam com certa dificuldade na interpretação e gestão de sentimentos.

Se sentir chateado após uma conversa com o chefe ou afetado pelo mau-humor do colega de trabalho durante o intervalo é certamente algo normal, mas passa a ser um obstáculo quando ocorre frequentemente, causando, inclusive, queda na produtividade e na qualidade do trabalho.

Para impedir que isso aconteça, é fundamental contar com o desenvolvimento da inteligência emocional, que ajudará o colaborador a aprender a lidar com as complexidades do local de trabalho e também a se beneficiar em sua carreira.

Além disso, você pode (e deve) utilizá-la para estabelecer e manter boas relações interpessoais, obtendo maior êxito profissional e uma vida pessoal mais saudável e prazerosa.

Como equilibrar o trabalho com suas emoções?

Desenvolver a inteligência emocional é o primeiro passo para impedir que seus sentimentos tomem conta do trabalho. Você pode fazer isso por meio das seguintes dicas:

1. Treine o autocontrole

É normal em determinadas situações nos vermos propensos a agir de forma impulsiva, deixando que os sentimentos momentâneos passem por cima da lógica ou até mesmo de nossos princípios.

Saber lidar com essas emoções, então, é algo indispensável para quem deseja adquirir inteligência emocional no trabalho. Aprenda, primeiramente, a identificar os gatilhos que fazem com que você haja impulsivamente, bem como qual o tipo de reação que você costuma apresentar em situações de estresse.

Tendo essas informações em mente, busque por estratégias que lhe ajudarão a “esfriar o sistema” antes de agir impulsivamente, como pensar antes de falar. Pode até parecer clichê, mas atrasar a sua reação emocional é capaz de evitar aqueles desgastes inoportunos causados por uma “explosão”.

2. Trabalhe o autoconhecimento

Ser capaz de conhecer e se conectar às suas emoções, percebendo como elas influenciam suas ações e pensamentos, é uma das principais chaves para quem deseja entender a si mesmo.

Quando se desenvolve o autoconhecimento, torna-se mais fácil tomar consciência de suas metas, desejos, propósitos e objetivos pessoais e profissionais. Você pode se permitir descobrir suas qualidades e capacidades, bem como aqueles pontos negativos que podem ser modificados. Aqui, vale até mesmo fazer uma lista com esses aspectos.

No trabalho, trata-se de uma habilidade indispensável para  saber lidar com o fluxo de altos e baixos, bem como manter bons relacionamentos interpessoais.

3. Tenha consciência social

Para estabelecer e fortalecer os relacionamentos no trabalho, é preciso ter consciência social. Para isso, demonstre interesse em conhecer mais sobre seus colegas. Comunique-se com eles de maneira natural e clara, a fim de construir confiança e conexão.

Certifique-se, também, de limpar a mente antes de qualquer interação social, uma vez que é impossível entender as emoções do outro quando você não consegue, de fato, ouvi-lo. Sendo assim, deixe as preocupações de lado nesse momento e mantenha o foco e a atenção na outra pessoa.

Outra dica interessante é passar a observar melhor as pessoas. Quando você não estiver participando de uma interação, que tal assisti-la? Isso porque analisar como os outros se comportam socialmente pode dar dicas muito valiosas sobre como se relacionar com eles.

4. Aprenda a gerenciar conflitos

Por fim, é preciso saber resolver conflitos de forma positiva. Isso não só é necessário para neutralizar os problemas antes que esses cresçam, mas também pode reforçar a confiança entre os colegas de trabalho.

Aqui, algumas dicas são:

  • saiba ouvir todos os lados;
  • tenha sempre bons argumentos;
  • não haja de modo impulsivo;
  • aprenda a ceder.

Além disso, mantenha-se focado no presente e deixe de lado possíveis mágoas e ressentimentos, sabendo também como perdoar e perdendo o desejo de se vingar.

Pronto! Agora você já sabe como desenvolver a inteligência emocional no trabalho e também tem em mãos as melhores dicas para não permitir que as suas emoções entrem no meio de suas funções. Sendo assim, aplique a teoria do post em seu cotidiano de trabalho e veja como os resultados serão mais do que positivos.

E você, gostou do artigo de hoje? Além da inteligência emocional, já parou para pensar em como a tecnologia é outra solução que pode contribuir positivamente com a otimização do seu trabalho? Para saber do que estamos falando, que tal entrar em contato com a Softium? Vamos adorar conversar com você!