Você já utiliza voicebots na sua operação?
Ao menos já está familiarizado com essa tecnologia?
No post de hoje, você descobrirá como o aprimoramento dos voicebots impacta na experiência do usuário e porquê você deve investir em um bom assistente virtual para a sua empresa!
O QUE É UM VOICEBOT?
Voicebot é uma ferramenta que utiliza reconhecimento automático de fala humana, transformação de texto em voz e recursos de Inteligência Artificial (IA) para manter conversas em tempo real com clientes que buscam assistência através do telefone de determinada empresa.
O bot de voz é programado com respostas prévias, porém, dependendo do nível de sua IA, ele reagirá às perguntas e respostas do cliente de forma personalizada (humanizada) e eficaz, podendo inclusive acessar dados do sistema da empresa para solucionar as demandas postas pelo consumidor.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE OFERECER ATENDIMENTO ATRAVÉS DE VOICEBOTS?
Antes de falarmos sobre o papel dos voicebots, vamos refletir um pouco sobre a importância dos bots no geral. Se fossemos contar apenas com atendentes humanos, jamais seria possível atender centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo, como é a realidade com os bots. Os bots oferecem atendimento imediato 24/7, reduzem filas e conseguem resolver desde demandas mais simples até as mais complexas (dependendo do nível de sofisticação do robô e do sistema da empresa), podendo atuar nos mais diversos segmentos, desde o varejo até a saúde. Os bots já não são mais um luxo ou um diferencial, eles são necessidade, sendo utilizados no meio público e privado.
Os bots atendem por duas linguagens: texto e voz, sendo os voicebots os que trabalham com a voz. Como estamos em um mundo super digitalizado, às vezes podemos tender a pensar que todo mundo já está inserido nessa digitalização; o que é um erro, pois acabamos esquecendo de um detalhe: mais de 50% da população brasileira carece de acesso mínimo à educação, ou seja, existem milhares — milhões! — de pessoas que não sabem se comunicar bem por texto. E essas pessoas podem ser seus clientes. Além das pessoas que não tiveram acesso à educação, também temos uma parcela da população que não aderiu a tecnologia, como grande parte dos idosos, que acabam utilizando o telefone apenas com a sua função primária: fazer e receber ligações. Eles também podem ser seus clientes. E você deve estar pronto para atender todos os públicos.
A MELHOR EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: O SUCESSO DO ATENDIMENTO COM VOICEBOTS.
A experiência do usuário deve ser uma prioridade para todos os empreendedores que desejam que os negócios prosperem, pois, se você não consegue fidelizar clientes, não conseguirá atrair novos por muito mais tempo. E os voicebots são excelentes na missão de tornar a experiência do cliente memorável.
Veja, existem dezenas de vantagens em oferecer atendimento imediato 24/7, sendo algumas delas a de os clientes podem tirar dúvidas e fazer solicitações a qualquer hora do dia, mesmo fora do horário comercial e tudo isso sem enfrentar fila alguma, já que o atendimento é imediato.
Além disso, por ser uma ferramenta inteligente, o voicebot pode construir uma jornada de atendimento personalizada com cada cliente, já que podem ser programados para ter acesso ao histórico de cada usuário com a marca para oferecer respostas personalizadas.
Aliás, não só atender às solicitações dos clientes, os voicebots também podem atuar de forma proativa, lembrando-lhes de efetuar um pagamento, comparecer a uma consulta, oferecer algum desconto, fazer pesquisas de satisfação e tantas outras possibilidades a mais a depender do tipo de empreendimento.
Em resumo? Os voicebots são a chave para oferecer o máximo de comodidade para os clientes — de todos os tipos — e assim melhorar sua experiência. E quanto mais forem aprimorados, mais clientes você conseguirá fidelizar.
CONCLUSÃO
Procurando um voicebot para integrar o seu atendimento e dar um boost nos seus resultados? Conte com o Tactium BOT! As melhores soluções para levar seu atendimento para outro nível, você encontra aqui. Entre em contato conosco! Será um prazer desenvolver uma estratégia para o seu negócio.
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