Aumentar a receita como item da estratégia não se relaciona somente com a conquista de novos clientes. É possível estimular atitudes que ajudam na rentabilidade e que não exigem um alto investimento. Tem dúvidas sobre a melhor forma de aumentar a receita de sua empresa?
É preciso ter cautela sim, especialmente devido ao momento complicado da economia brasileira. Mas seguindo alguns passos é possível alavancar os resultados com um investimento não tão significativo.
Saiba como fazer isso com as dicas do post de hoje!
1. Estude uma forma de redirecionar os custos
A primeira iniciativa para aumentar a receita da empresa deve ser pensar em formas de trocar custos. Se preciso investir para alcançar melhores resultados e não quero aumentar meus gastos, então preciso descobrir de onde tirar esses recursos. Faça uma análise de todos os custos que a organização apresenta, para avaliar quais demandam mais recursos e as razões para que isso aconteça.
Contate os responsáveis por setor e entenda que modificações podem ser feitas para mudar esse quadro para melhor.
O levantamento auxilia na elaboração de um plano de ação. Por exemplo, criar campanhas internas para reduzir o consumo de energia elétrica, buscar novos planos de telefonia e de internet, entre outros.
2. Otimize o trabalho investindo no relacionamento com o cliente
Um software CRM pode ajudar na otimização do trabalho e ainda na gestão do relacionamento com o cliente. O foco do software é fortalecer essa relação entre cliente e empresa, para que o consumidor sinta que é importante para a organização. Esta, que por sua vez, torna-se capaz de conhecer melhor quem compra com a empresa e reúne mais dados para atender bem às suas necessidades.
Com o CRM fica mais fácil encontrar as informações necessárias atualizadas sobre o cliente, além de garantir uma comunicação mais ágil entre os membros da equipe (e o próprio cliente). Assim, é possível encontrar os perfis dos consumidores e direcionar as vendas e o atendimento de uma maneira mais prática e eficaz.
3. Invista na melhoria dos processos e mão-de-obra
Investir em treinamentos e capacitações para a equipe de funcionários é fundamental para a melhor estruturação dos processos e o aumento dos bons resultados. É possível que o retorno seja muito maior do que o investimento feito na ação.
Identifique, por exemplo, os funcionários que mais se destacam e o que eles fazem para que isso aconteça. Pode ser um modelo a ser seguido pelos demais, a fim de que todos trabalhem em cima daquelas práticas.
Além disso, essa atenção pode engajar os funcionários, estimulando sua motivação e fazendo com que eles se sintam relevantes para a empresa. Um funcionário que se sente valorizado onde trabalha geralmente é mais produtivo.
4. Dê atenção ao marketing digital
O marketing digital não deve ser esquecido. Ele é responsável pelo bom posicionamento da empresa na internet. Nos dias de hoje, esse posicionamento é fundamental para que a empresa seja visível para os clientes em potencial, que podem entrar em contato e buscar informações a respeito da organização mais facilmente.
As redes sociais devem ser incluídas nas estratégias on-line, pois funcionam como mais uma forma de fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar a reputação da empresa. É um ótimo caminho para a fidelização.
Agora que você já sabe como aumentar a receita de sua empresa de forma inteligente, quais as medidas que vai tomar? Movendo as peças certas, seu negócio poderá aumentar a rentabilidade e ainda conseguir outros benefícios.
Aproveite o momento para a elaboração de estratégias e saiba aqui como criar valor para o produto ou serviço antes de vender.
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