Como criar valor para o produto ou serviço antes mesmo de vender?

26/09/2017 Call center, Vendas 2 comentários
Como criar valor para o produto ou serviço antes mesmo de vender? - Softium

Como criar valor para o produto ou serviço antes mesmo de vender?

Diante de um mercado tão competitivo, em que cada vez mais empresas possibilitam opções para o consumidor, como fazer para agregar valor à marca e mostrar ao cliente que seus produtos ou serviços são melhores?

No artigo de hoje mostraremos o conceito de valor de um produto ou serviço e como ele é importante para garantir resultados antes mesmo do lançamento no mercado. Continue lendo para conferir!

O que é valor?

Diferente de preço, que é um custo preestabelecido e invariável, o valor de um produto ou serviço é conceitual e varia de cliente para cliente. Isso porque fatores como satisfação, nível de necessidade e utilidade são diferentes para cada pessoa.

Por exemplo, um indivíduo que não é ligado a jogos eletrônicos pode achar um absurdo pagar mais do que R$ 1 mil em um videogame, mas o público que consome esse tipo de produto considera o preço dentro da média aceitável, pois para ele há valor agregado.

Portanto, o primeiro passo na criação de valor é entender que o perfil do público-alvo é um dos fatores mais relevantes nesta equação.

O que considerar na criação de valor para um produto ou serviço?

Conquiste o consumidor

O consumidor é o foco da empresa, portanto, seus interesses devem ser priorizados em cada etapa do planejamento do negócio e criação de valor da marca. Existem inúmeras formas de conquistar o consumidor, principalmente com as ferramentas tecnológicas que as empresas têm à disposição hoje em dia.

Algumas dicas de conquista que podemos citar são:

  • invista em relacionamento e engajamento com o público por meio das redes sociais;
  • atente-se aos feedbacks dos compradores;
  • ofereça um atendimento diferenciado;
  • proporcione conteúdo de qualidade;
  • melhore seus canais de atendimento (e-mails, mídias digitais, site, blogs, etc);
  • otimize a qualidade de seus produtos ou serviços;
  • surpreenda seu cliente (entregue antes do prazo, envie brindes, ofereça promoções irresistíveis etc).

Supra a necessidade

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelVocê já deve ter se deparado com a expressão “em tempos de crise há quem chore e há quem venda lenços”. Essa expressão nada mais é do que um retrato sobre empreendedores com perspectiva de sucesso e que entendem que para cada momento existe uma necessidade a ser suprida.

Identifique quais são as necessidades presentes no mercado atual, pois a maioria das grandes invenções da humanidade surgiram para solucionar problemas e necessidades cotidianas.

Seja a melhor opção

A criação de valor deve-se à qualidade e eficiência dos produtos ou serviços ofertados por sua empresa. Afinal, as pessoas só pensam em adquirir o que é mais barato quando realmente não podem gastar, mas a marca que tem valor agregado é sempre a primeira escolha do consumidor.

Analise a concorrência e o índice de satisfação dos clientes para que as melhores decisões sejam tomadas e a qualidade de sua marca seja otimizada. Invista no que for necessário, qualifique sua equipe, dedique-se, faça o que for preciso para ser a melhor opção do mercado.

Seja inspirador

A era da tecnologia digital e mídias sociais em que vivemos é perfeita para que o empreendedor revolucione o mercado e inspire as pessoas, desconstrua o habitual e seja inovador.

Pense em empresas que mudaram o senso comum, como a Netflix, que tem revolucionado a forma como o mundo inteiro consome conteúdos audiovisuais por meio de seus serviços de streaming de vídeos.

Identifique o público-alvo

Como citamos, identificar o público-alvo é um dos passos mais importantes na criação de valor de uma marca. Isso porque valor é conceitual e o que pode significar muito para um determinado grupo de pessoas pode não ter a mesma importância para outro. Portanto, a estratégia de “atirar para todos os lados” pode desperdiçar recursos da empresa e, até mesmo, impedir oportunidades futuras.

Devido a esse fato, muitas empresas utilizam a criação de personas para identificar seu público-alvo. Personas são perfis fictícios de um cliente ideal, ou seja, o consumidor que enxerga o valor de sua marca antes mesmo das vendas começarem.

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