4 dicas para uma melhor gestão de tempo da equipe de vendas

13/09/2016 Call center, Vendas 0 comentários
4 dicas para uma melhor gestão de tempo da equipe de vendas - Softium

Existe uma equação muito simples para o sucesso de qualquer empresa. Maior produtividade é igual a aumento nas vendas, que é igual a maior faturamento, que é igual a mais lucro. Mas como alcançar um resultado positivo nesta equação?

Bem, para que o trabalho de sua equipe de vendas apresente mais produtividade, a solução é uma estratégia de organização e aproveitamento do tempo. Neste artigo, você encontrará quatro dicas simples de gestão de tempo da equipe de vendas no call center. Vamos lá?

4 dicas para uma melhor gestão de tempo da equipe de vendas

Estabeleça prioridades

Mesmo que você tenha uma equipe ágil e dedicada, o tempo de um dia de trabalho ainda é limitado. Então, a priorização serve para garantir que as tarefas mais importantes sejam feitas primeiro, mesmo que as demais precisem ser adiadas. Para fazer a priorização corretamente, o gestor de call center precisa ter uma visão bem definida das metas e prazos do setor.

Depois de definir as prioridades, é preciso comunicá-las à equipe. O último passo é o controle: acompanhe a evolução destas tarefas até que estejam finalizadas. Você pode usar gráficos para ilustrar o avanço em direção a cada meta, por exemplo.

Por fim, lembre-se: prioridades podem ser flexíveis, caso alguma urgência surja no seu setor; porém, alterar as prioridades o tempo todo irá prejudicar o foco e a produtividade da equipe.

Evite interrupções

Existem dezenas de fatores que podem interromper o trabalho da equipe de vendas em seu call center. Essas interrupções no fluxo de trabalho prejudicam a produtividade, pois alguns estudos apontam que o funcionário pode levar, em média, 11 minutos para recuperar o foco.

O gestor pode ajudar a eliminar as interrupções, com as seguintes estratégias: melhorar o ambiente de trabalho, mantendo-o silencioso e bem iluminado; criar rotinas de trabalho com pausas em horários específicos para tomar café ou verificar e-mails; reduzir a quantidade de reuniões durante a semana; controlar o acesso à internet durante o horário de trabalho, entre outras.

Porém, é preciso tomar um cuidado: algumas dessas medidas podem ser um pouco restritivas. Se não houver sensibilidade ao adotá-las, elas podem impactar negativamente a satisfação da equipe. E uma baixa satisfação também irá reduzir a produtividade. Em outras palavras, é “um tiro que sai pela culatra”.

Implemente o ponto virtual

O ponto virtual permite que o funcionário registre seu horário de entrada e saída diretamente no computador ou em um aparelho móvel, de maneira segura. A possibilidade de instalar o ponto virtual no smartphone é uma grande vantagem para quem trabalha com equipes de vendas externas, pois o funcionário pode registrar seu horário mesmo que esteja visitando um cliente.

Já no caso do call center, a maior vantagem é que o ponto virtual permite controlar o momento exato em que um funcionário começa ou para de trabalhar, em seu computador. Ou seja, é possível identificar se a equipe está perdendo produtividade porque demora muito para se posicionar nas estações de trabalho.

Utilize um software de gestão

Um dos maiores problemas enfrentados na gestão de tempo é o controle. O gestor precisa saber como sua equipe está utilizando o tempo, para então identificar os problemas e traçar estratégias reparadoras. Porém, ao utilizar um software de gestão do call center, você pode obter todas as informações necessárias: clientes atendidos, tempo de ligação, controle de pausas, entre outras métricas.

A partir destas informações, você pode até mesmo verificar se está ocorrendo procrastinação em sua equipe. Além disso, ao integrar call center e CRM, você ainda consegue reduzir o tempo individual das chamadas, o que permite aumentar o número de atendimentos realizados por dia ― ou seja, aumentar a produtividade. Você pode ler mais sobre isso neste artigo.

Você conhece outras estratégias simples para realizar a gestão de tempo da equipe de vendas? Compartilhe conosco as técnicas que você aplica no call center da sua empresa! Deixe um comentário neste post e ajude a ampliar a nossa lista de dicas.