Buscar as tendências de atendimento para o call center, SAC ou demais canais de interação com o cliente nem sempre significa altos investimentos, o que é um alívio para os gestores que buscam continuamente a melhoria de seus serviços e algumas vezes encontram resistência do setor financeiro para adotá-las. Antes de tudo, é preciso lembrar que os canais de atendimento aos clientes são fundamentais para que todo o esforço gerado para ofertar determinado serviço ou produto não seja em vão.
Se sua empresa tem esta visão e quer buscar as tendências de atendimento para diversificar seus canais, melhorar a comunicação com os clientes e fidelizar cada vez mais o público-alvo, não deixe de conhecer as novidades de atendimento ao cliente que separamos para você neste post. Confira!
Plataforma de atendimento multicanal integrada
A multicanalidade já é uma maneira de atendimento conhecida pelas empresas referências do mercado. Elas de fato oferecem seus canais de atendimento, sendo eles o call center, SAC, e-mail e chat totalmente integrados, onde os clientes podem acionar e acompanhar suas demandas em qualquer canal, independentemente de onde tiverem sido iniciadas.
Este serviço de integração tende a ser renovado e melhorado, ainda mais, em 2016 e nos próximos anos, levando em consideração, também, os aplicativos próprios e redes sociais.
Uso de ferramentas compatíveis com smartphones
Se antigamente se enviava uma carta para um cliente informando as promoções algumas vezes por ano, a tendência, hoje, é intensificar as comunicações, por meio de formatos de fácil leitura e ação através dos smartphones dos clientes. É o caso do envio de SMS e mensagens no Whatsapp, por exemplo.
Essas práticas serão cada vez mais utilizadas, por atenderem a necessidade do cliente de interagir com a empresa através de recursos que estão à mão, em linguagem que ele domina e gosta, além de ser muito ágil para as duas partes.
Acompanhamento de demanda, cobrança de pendências, pesquisas de satisfação e muitas outras funcionalidades ganharão força através do envio de SMS.
Respostas ao cliente em vídeo
Não existe nada mais objetivo para responder ao cliente do que um tutorial em vídeo explicando o que ele precisa fazer para solucionar suas dúvidas quanto ao uso de um produto ou serviço adquirido.
As plataformas de vídeos fazem parte das tendências de atendimento que vão satisfazer – e muito – os clientes, pois são uma mídia fácil de compreender e acessar. Em canais no YouTube e, até mesmo, no ambiente virtual das empresas, os vídeos serão uma grande aposta para o sucesso da comunicação com os clientes.
Monitoramento eficiente das redes sociais
As empresas já entenderam que o ambiente da vez são as redes sociais, onde os clientes passam mais tempo, opinam e também são influenciados por outras pessoas.
Ficar fora deste ambiente ou ignorar tudo o que está sendo dito sobre sua empresa e sobre a concorrência é colocar uma venda nos olhos e comprometer o sucesso e manutenção dos negócios. O chamado SAC 2.0 e o moderno SAC 3.0 surgiram para ajudar nessa tarefa e estarão cada vez mais fortes nas estratégias de atendimento ao cliente, em qualquer mercado.
Sistemas de CRM também fazem parte das tendências de atendimento
O CRM no call center é uma ferramenta de relacionamento super efetiva e muito utilizada, e a tendência é que ela seja cada vez mais aprimorada, sendo capaz de oferecer informações cruzadas de forma mais ágil e assertiva, favorecendo táticas de up selling, crosseling e muitas outras durante o atendimento ao cliente.
Seja reforçando a presença nos ambientes online ou agilizando os processos internos das centrais de relacionamento com o cliente, as tendências de atendimento devem ser encaradas como pré-requisitos para manter um nível alto de satisfação e fidelização do consumidor, pois são ferramentas e técnicas que todas as boas empresas estão buscando.
Qual dessas tendências sua empresa planeja priorizar? Alguma já está sendo estudada e implementada? Faça seu comentário e deixe sua opinião de especialista no assunto!
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