Como a personalização omnichannel pode melhorar os resultados clínicos

19/04/2023 Omnichannel 0 comentários
Como a personalização omnichannel pode melhorar os resultados clínicos - Softium

Saúde e tecnologia. Dois caminhos que andavam timidamente um ao lado do outro, hoje se cruzam e trazem resultados extremamente positivos para todos os envolvidos — tanto para quem está buscando um serviço de saúde quanto para quem o está oferecendo.

Neste artigo, vamos falar sobre uma ferramenta tecnológica que já vem sendo usufruída por empreendedores do varejo há anos, mas que agora está ganhando seu espaço na área da saúde e se mostrando como uma “mão na roda” para tornar todo o atendimento muito mais eficaz: o omnichannel.

Quer entender melhor? Então continue a leitura!

O QUE É “PERSONALIZAÇÃO OMNICHANNEL”?

Vamos começar definindo o que é omnichannel. Omnichannel é uma estratégia de marketing que visa integrar os diferentes canais de comunicação de uma empresa em uma única plataforma, visando tornar o diálogo empresa-cliente fluido e assim proporcionar uma experiência mais consistente e customizada aos usuários.

Na área da saúde, a personalização omnichannel pode ser aplicada para adaptar a comunicação, a educação e o suporte ao paciente com base em suas necessidades específicas, contribuindo para a melhoria da adesão ao tratamento e qualidade de vida. Vamos entender melhor como isso acontece nos tópicos a seguir.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA PERSONALIZAÇÃO OMNICHANNEL NA ÁREA DA SAÚDE?

O comércio e varejo já vêm usufruindo dos resultados positivos gerados pela estratégia omnichannel há anos, mas agora chegou a vez da saúde surfar nessa onda, até porque as vantagens que esse simples ajuste na comunicação traz, fazem toda a diferença. Algumas dessas vantagens são:

– MAIOR ENGAJAMENTO DOS PACIENTES — A personalização omnichannel permite que os pacientes sejam informados e participem ativamente de seu tratamento, através de uma comunicação mais eficiente e alinhada às suas preferências e necessidades. Isso resulta em maior comprometimento e responsabilidade por parte dos pacientes, o que impacta positivamente os resultados clínicos. Afinal, quanto mais engajado e consciente o paciente está sobre sua condição e o que deve ser feito para tratá-la, mais “à risca” o tratamento é seguido (muitas vezes, a reclamação dos pacientes em relação à “demora” para o tratamento “fazer efeito” está diretamente ligada ao fato de que as orientações médicas não são seguidas corretamente).

– MELHOR ADESÃO AO TRATAMENTO — Com a personalização omnichannel, os pacientes têm acesso a informações e recursos personalizados que os ajudam a entender e seguir o plano de tratamento prescrito. Isso leva a uma maior adesão, o que é crucial para alcançar resultados clínicos desejáveis. Hoje em dia, o que as pessoas mais buscam é se sentirem vistas e terem respostas para seus problemas num piscar de olhos, por isso é tão importante oferecer essa personalização, principalmente quando se trata de um assunto tão sério quanto saúde.

– REDUÇÃO DE ERROS MÉDICOS — A personalização omnichannel facilita a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes, diminuindo as chances de erros médicos decorrentes de falhas na comunicação. Além do diálogo médico-paciente ser fundamental para que as expectativas estejam alinhadas, oferecer a possibilidade de uma comunicação disponível e efetiva é também uma maneira de deixar os pacientes mais seguros e à vontade.

NA PRÁTICA, COMO A PERSONALIZAÇÃO OMNICHANNEL PODE SER APLICADA NA ÁREA DA SAÚDE?

São várias as portas que a personalização omnichannel abre para que a experiência do paciente seja a melhor possível e os profissionais da saúde consigam executar seu trabalho de forma muito mais eficaz. Só para você ter uma noção, selecionamos alguns exemplos de aplicação da personalização omnichannel na prática:

  1. Acompanhamento de pacientes com doenças crônicas — A personalização omnichannel pode ser usada para fornecer lembretes personalizados, conteúdo educacional e suporte emocional aos pacientes, ajudando-os a gerenciar suas condições de saúde e a manter a adesão ao tratamento.
  2. Monitoramento de tratamentos médicos — Por meio de tecnologias como aplicativos de saúde, a personalização omnichannel permite o monitoramento contínuo do estado de saúde dos pacientes e a adaptação do tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo.
  3. Suporte à tomada de decisões clínicas — A personalização omnichannel pode facilitar a colaboração entre profissionais da saúde e pacientes na tomada de decisões clínicas, garantindo que o tratamento seja alinhado às preferências, valores e circunstâncias de cada paciente.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA PERSONALIZAÇÃO OMNICHANNEL NA ÁREA DA SAÚDE?

Você já deve ter percebido que as vantagens da implementação dessa estratégia não podem ser ignoradas — principalmente nos dias de hoje, com um mercado tão competitivo. Mas, também existem alguns desafios que merecem a sua atenção, como: a proteção dos dados dos pacientes de acordo com a LGPD, a coleta de informações relevantes para garantir uma boa personalização, a integração com sistemas já existentes (como prontuários eletrônicos e sistema de gerenciamento hospitalar), a capacitação dos profissionais de saúde para utilizar essa nova tecnologia e o monitoramento ativo dos resultados. Nada disso é um “bicho de sete cabeças”, mas é preciso ter consciência de que são tópicos a serem revisados.

CONCLUSÃO

A personalização omnichannel tem o potencial de melhorar enormemente a experiência dos pacientes e ainda tornar o trabalho dos profissionais de saúde muito mais eficaz. Se você é um profissional da saúde, não perca a oportunidade de levar seus atendimentos para um nível premium através da implementação dessa poderosa e revolucionária ferramenta — que tal conhecer a melhor plataforma omnichannel do mercado? Clique AQUI e conheça o Tactium OMNI.

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