Sem sombra de dúvidas, a inadimplência é um dos principais problemas do mundo dos negócios. O não pagamento dos clientes faz com que o empresário não consiga honrar os seus compromissos, ficando com as contas no vermelho. Diante disso, algumas vezes é necessário realizar empréstimos e, sem uma gestão equilibrada, a vida financeira da empresa pode entrar numa corrente negativa e trazer muitos impactos a todos.
Essa realidade é bem comum em uma empresa de call center que realiza cobrança de dívidas para seus contratantes, buscando evitar esse quadro caótico. Para isso é fundamental aprender como cobrar uma pessoa. Afinal, acima de tudo, aqueles que lidam diretamente com o público devem ter jogo de cintura e paciência. Interessou-se pelo assunto e quer saber como tirar de letra essa tarefa? Então, continue a leitura e veja nossas 5 dicas!
1. Encaminhe avisos e lembretes
Já dizia o ditado que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Nada mais sábio, então, do que entrar em contato com o cliente antes de a conta vencer. Mas calma. Não é para cobrá-lo. É apenas para alertá-lo sobre o vencimento. Assim, ele poderá se programar melhor para pagar os boletos. Nesse sentido, o ideal é encaminhar um aviso por SMS ou até mesmo por e-mail. O importante é que ele tenha conhecimento de que o prazo já está se esgotando.
2. Proporcione vantagens para cliente regulares
Uma estratégia eficaz é proporcionar vantagens exclusivas para os clientes que pagam em dia. Não existe uma regra aqui. O fundamental é que o cliente se sinta interessado pelos benefícios, fazendo questão de quitar os valores na data estipulada.
Quer uma ideia? Que tal, por exemplo, criar um sorteio todo fim de ano, oferecendo uma viagem, no qual participarão apenas os clientes em situação regular. Lembre-se: a premiação deve ser atrativa. Essa é apenas uma sugestão. Use e abuse da criatividade para proporcionar ações diferenciadas.
3. Seja educado
Não é porque o cliente está com uma conta atrasada que você ou os operadores têm o direito de destratá-lo. Educação é bem-vinda em qualquer lugar e contexto. Além do mais, ao ser ríspido, existe grande chance de o cliente desligar o telefone em questão de segundos. Em contrapartida, os profissionais que são cordiais e gentis conseguem a atenção do consumidor, facilitando assim o processo de negociação.
4. Ofereça condições para quitar a dívida
Em tempos de crise, não são raros os casos de clientes que querem solucionar a pendência financeira, porém não têm condições — seja porque foram demitidos, seja porque aconteceu um imprevisto. Diante desse cenário, cabe ao diretor de cobranças oferecer propostas de quitação condizentes com a realidade financeira da pessoa.
De nada adianta o cliente assumir uma parcela que ele não terá condição de pagar. Por isso, converse bem com o consumidor e chegue em um acordo que seja vantajoso para ambas as partes. Se for o caso, reduza os juros ou aumente o número de prestações.
5. Aposte na organização
Por vezes, a empresa não possui nem um pouco de organização nos cadastros e dados dos clientes, o que prejudica não só a produtividade dos colaboradores como também dificulta o controle em relação às cobranças. Em contrapartida, empresas que apostam na tecnologia e mantêm os dados atualizados conseguem monitorar a situação de cada consumidor, tomando as devidas providências em tempo hábil.
Nesse contexto, os responsáveis identificam com facilidade aqueles que são maus pagadores e conseguem pensar em estratégias para reverter a situação. É importante frisar ainda que os colaboradores devem receber um treinamento para realizar a cobrança, sempre levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor. Afinal, você não quer correr o risco de ser acionado na justiça por ter infringido a lei.
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