Como continuar vendendo em seu call center durante a crise?

03/02/2016 Call center, Vendas 14 comentários
Como continuar vendendo em seu call center durante a crise? - Softium

Como continuar vendendo em seu call center durante a crise?

As manchetes dos jornais anunciam, os preços do supermercado comprovam e a população faz alarde: é tempo de crise! Mas como manter as vendas do call center em tempos de crise? Primeiramente, é preciso ser honesto e equilibrado. O momento é de fragilidade na economia, por isso é necessário organizar os dados da empresa e as informações do mercado e traçar uma estratégia consistente, sem desesperar sua equipe.

Faça um diagnóstico real

Para saber o nível da dificuldade, é importante investir em informações. Convide sua equipe para ajudá-lo a elaborar um diagnóstico que mostre os principais desafios do momento. Se houve quedas, onde elas estão localizadas? Qual o grau de retração e desde quando o cenário se comporta assim? Da mesma forma, convide a equipe a propor soluções, pensar em como situações parecidas foram superadas e a sugerir alternativas para vencer o período. Dessa maneira, os colaboradores sentem que todos da empresa estão na mesma situação e que as soluções serão encontradas em equipe.

Espante o pessimismo

Sempre haverá um operador desmotivado que vai usar a crise para justificar sua baixa produtividade. Aja rápido e não deixe que o pessimismo de um contamine todo o grupo. Mantenha uma aproximação especial com esse colaborador e mostre que grandes histórias de superação foram escritas em tempos de crise. Monitore-o de perto e deixe claro que o perfil de funcionários desejados é justamente aquele que está disposto a trabalhar sem murmurar. Pessimismo não tem lugar em equipe de vendas, nem durante a crise!

Aumente o apoio à equipe

As pessoas têm metas para bater, contas a pagar e é comum que alguns se sintam mais frágeis e precisem ser motivados com mais frequência. Essa é a hora de mostrar que a empresa está ao lado do colaborador. Nada de cortar prêmios ou vantagens. Invista em informação, apoio moral e ações de incentivo que façam com que os operadores se sintam desafiados nesse momento. Cobre da equipe, mas também retribua de forma significativa quando um atendimento representar um diferencial. Use as gravações dos bons atendimentos em treinamentos e reconheça aqueles que se destacam mesmo em épocas de crise.

Use a tecnologia a seu favor

Vender é sempre um desafio, mas vender em tempos de crise é um desafio particular. É preciso usar a tecnologia a favor da empresa e empregá-la para otimizar o serviço prestado. Você conhece os seus gargalos de atendimento? Sabe quais são seus horários críticos? Tem noção de quantos clientes estão deixando de ser atendidos por dia? Sabe quais funcionários não conseguem concluir a venda? Use seus relatórios gerenciais para aumentar a eficiência do seu atendimento e da sua equipe. Eles podem, inclusive, ajudá-lo a direcionar melhor as capacitações dos colaboradores por tema e de acordo com as dificuldades de cada um.

Como se pode ver, quem falou que a crise tem que ser sempre negativa? Aproveitar as oscilações do mercado para inovar e desenvolver novas habilidades na equipe é uma ótima forma de passar por esse período! Assine nossa newsletter e receba outras dicas.