O atual cenário econômico nacional vem gerando muita preocupação para os empresários e gestores financeiros. Isso ocorre porque muitas empresas estão enfrentando problemas com a inadimplência dos seus clientes. Afinal, não basta somente vender — é preciso receber. Sua empresa está passando por esse contratempo?
Leia o post abaixo e descubra algumas práticas para prevenir a inadimplência e reduzir os impactos destes tempos de crise em sua empresa.
Evite clientes inadimplentes
No momento do fechamento da venda é importante que o analista de crédito da empresa faça uma adequada análise do perfil do cliente e exija a documentação necessária. Registre dados para perguntas como: “Qual o valor do montante da venda?”; “O cliente possui histórico de pagamentos em atraso?”; “O cliente possui valores em aberto?”.
Empresas de médio e pequeno porte muitas vezes não dispõem de especialistas internos, mas hoje existem no mercado ferramentas terceirizadas para ajudar o negócio a realizar esse tipo de consulta.
Crie políticas ou normas de concessão de crédito
Quando for realizar a primeira venda para o cliente, por exemplo, estipule políticas ou normas internas de concessão de crédito como liberar somente pagamento à vista. Só aumente os limites para faturamento conforme a relação comercial for se consolidando e mediante análise de perfil e risco.
Se for realizar uma venda de grandes volumes de produtos, que terá uma cadência mensal, é importante firmar um contrato com o cliente, colocando um percentual do pagamento à vista e o restante da cobertura quando a entrega do produto for realizada. É importante não se esquecer das cláusulas de penalidade caso o pagamento não seja realizado.
Trabalhe com boletos
Adote boletos na sua empresa como opção de recebimento dos clientes; eles facilitam a identificação da conta, possuem instruções para pagamento de juros e multa e evitam que o cliente se esqueça de pagar o que está em aberto.
Cobre diretamente o cliente
Se o cliente estiver com pagamento em atraso, instrua sua equipe de cobrança e comercial a cobrar o cliente da forma mais educada possível. É importante formalizar essa cobrança — envie um e-mail para o cliente informando do atraso do pagamento. Se não obtiver retorno, telefone. Sempre lembrando que a ligação não pode ser feita em tom de ameaça e em hipótese alguma entre em discussões elevando o tom de voz.
Negocie com a sua clientela
Quando for conversar com o cliente, tente entender qual foi o real motivo do atraso. Essa informação é importante, pois seu cliente pode estar insatisfeito ou com seu serviço. Nesse caso, talvez você possa mudar certos processos internos a fim de facilitar os futuros recebimentos. Relate ao cliente a importância de que os pagamentos sejam realizados em dia, visto que isso compromete todo o funcionamento da empresa.
Negocie! Evite desgastes desnecessários! Antes de enviar os boletos para protesto, entre em contato com o cliente para que a relação de parceria entre você e ele não seja abalada. Depois de inúmeras tentativas sem êxito, ofereça ao cliente outras opções para liquidar a dívida — como retirar a cobrança de juros em atraso ou combinar um valor a ser pago por mês.
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1 comentário em “Como conseguir receber em tempos de crise?”