No ambiente atual de negócios, com a concorrência cada vez mais intensa, oferecer um serviço de qualidade é muito importante para que uma empresa possa se sobressair. Por isso algumas estratégias, como o CRM, devem ser usadas para melhorar processos e tornar a rotina mais eficiente. Afinal de contas, o CRM — sigla para Customer Relationship Management ou “gestão de relacionamento com o cliente”, em português — aumenta as possibilidades de compartilhar dados sobre os clientes e, com isso, desenvolver estratégias para atender as necessidades e fidelizar essas pessoas.
O CRM, hoje, é uma ferramenta bastante estratégica para o desenvolvimento e posicionamento de mercado de uma empresa, principalmente pela sua utilização no setor comercial. As organizações, porém, não sabem como proceder para adotar esses sistemas na sua rotina de maneira a melhorar o trabalho.
Neste artigo, você acompanhará um passo a passo explicando como implementar um CRM na sua empresa. Se você não quer ficar perdido nesse processo, basta acompanhar as próximas linhas:
Defina o modelo de relacionamento
Antes de adotar qualquer tipo de sistema, é necessário definir quais os objetivos que pretende alcançar com aquele projeto. No início, é preciso determinar qual o tipo de relacionamento que pretende manter com os seus clientes:
- baseado no preço;
- baseado no produto;
- baseado na necessidade;
- ou baseado no valor.
Essa decisão deve ser tomada de acordo com a missão e com os valores da empresa.
Fique de olho no mercado
O benchmarking é um processo que deve ser constante nas empresas, afinal, é preciso conhecer o seu mercado para desenvolver as melhores estratégias de atuação. Na hora de implementar um CRM, é aconselhável fazer essa análise de mercado, conhecendo:
- quais empresas adotam esse sistema;
- quais foram os impactos do CRM no trabalho;
- quais foram os resultados positivos;
- entre outras análises.
Aqui cabe tanto o diálogo com empresários que adotaram essa estratégia quanto os estudos de caso.
Saiba quais são as suas necessidades
Fazer um diagnóstico interno que leve em consideração todos os seus processos é necessário para compreender quais os seus pontos fortes, fracos e desenvolver os mecanismos para melhorá-los. É nessa etapa que os empresários saberão o que é preciso automatizar na relação com o cliente.
Essa análise, junto com as informações levantadas nos tópicos anteriores, fornecerão as informações para que possa escolher o melhor CRM para a sua empresa.
Implementar um CRM
Chegou o momento em que o seu fornecedor vai instalar o software e treinar o seu pessoal para operá-lo. Essa etapa não é tão simples como parece e é bastante importante para as empresas que vão atuar com um CRM.
O programa exige que seja alimentado constantemente com dados — pois sem eles, a sua ideia e os seus esforços não vão gerar os resultados esperados. E isso depende dos seus colaboradores, que podem não se adaptar facilmente às mudanças. Dessa forma, o bom treinamento é necessário.
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4 comentários em “Como implementar um CRM no seu call center”