Quando se fala em gestão de clientes, um engano que às vezes existe é achar que se trata apenas de atender o consumidor em um determinado momento. Mas esse conceito vai muito além!
Atualmente, quando se fala em clientes, as empresas que querem apresentar um serviço diferenciado e os manter na base, precisam atuar com o CRM.
Continue acompanhando o post e entenda o que é o CRM e como ele é utilizado para otimizar a gestão de clientes.
O que é CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é o relacionamento que se tem com o cliente, desde a sua captação até a sua retenção. Ele visa trabalhar todas as etapas do relacionamento, organizando os processos, melhorando e fidelizando o atendimento.
É preciso que se faça não apenas um atendimento, e sim criar um certo vínculo para poder entender as reais necessidades desse cliente e atendê-las da melhor forma possível.
Aquela história de ficar transferindo-o para diversas áreas e não resolver o problema dele não pode ocorrer. Todos os colaboradores devem estar qualificados para prestar o auxílio necessário.
Ter metas bem estabelecidas e estratégias para conseguir atingi-las é importante. Por isso, o acompanhamento e monitoramento dos resultados e das ligações é parte fundamental nesse processo. Mas, para que isso tenha os efeitos desejados, os colaboradores devem estar cientes e ter as informações necessárias para realizar o atendimento.
Como a gestão de clientes segmentada pode impulsionar as vendas
As vendas podem ir bem ou mal. Isso dependerá muito de como é feita a divulgação, o relacionamento com o cliente e o fechamento da venda.
Nessas horas, o CRM é um grande aliado, pois ajuda a reunir informações de todo o histórico do cliente, pelos diversos canais de relacionamento e, assim, traçar o seu perfil.
Com o perfil traçado do cliente, fica muito mais fácil segmentá-lo e oferecer um produto mais adequado para ter uma venda assertiva. Sabendo as preferências e gastos do consumidor, pode-se fazer ofertas de um produto de maior valor, mas sem que esteja fora do padrão financeiro desse cliente.
Imagine uma empresa de telecomunicações que tem serviços de TV por assinatura, internet e telefone. Se o cliente possui apenas dois produtos, pode-se ofertar os três sem que haja uma grande elevação de preço.
Como segmentar os clientes novos
Para buscar novos clientes, o ideal é captar e qualificar leads, pois com isso se tem uma noção de onde começar a oferta e não se perde tempo com pessoas que não têm nenhum interesse no produto.
Dividir os clientes em segmentos fará com que a venda fique muito mais fácil, pois um produto adequado àquele perfil será oferecido, assim como a presença de funcionários preparados para executar essa ação. Porém, para que a gestão de clientes funcione de forma adequada, é preciso contar com a tecnologia e estratégias bem estruturadas.
Você está usando as estratégias certas para a gestão de clientes? Então aproveite e veja como o overdelivering no call center pode encantar seus clientes nesse outro artigo e melhore ainda mais seu atendimento!
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3 comentários em “Como organizar a gestão de clientes em seu call center e vender mais?”