Como preparar meu time para lidar com objeções em vendas?

08/08/2017 Call center, Vendas 3 comentários
Como preparar meu time para lidar com objeções em vendas? - Softium

O clássico jeitinho do cliente de recusar um produto ou um serviço é conhecido como objeções em vendas. E, claro, que mesmo com toda educação possível, levar o não como resposta é um banho de água fria — afinal, as empresas dependem das vendas para obter um resultado satisfatório e se manterem competitivas no mercado. Por isso, é essencial que a equipe de vendas saiba lidar bem com as objeções, driblando a situação a seu favor.

Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como o seu time pode contornar a situação, aprendendo a encarar melhor esse processo? Basta seguir o conteúdo abaixo!

Faça uma abordagem completa

Quem atua com vendas sabe o quão comum é escutar do consumidor a seguinte frase: “preciso de um tempo para pensar melhor antes de efetuar a compra”. Muitas vezes, tal justificativa é apenas uma maneira elegante de dizer que não tem interesse em adquirir o produto, existindo grande probabilidade de o cliente desistir de vez do negócio.

Portanto, para evitar que isso aconteça, treine a equipe para que eles tenham uma abordagem completa, que não só explica as características dos itens, como também esclareça as dúvidas mais habituais da clientela. Essa simples ação, com certeza, ajudará o time.

Conheça melhor a clientela para evitar objeções em vendas

Saber as particularidades de cada freguês é uma excelente alternativa, que pode garantir uma venda, que até então era praticamente impossível. Tal ação é ideal para aqueles clientes que sempre usam a expressão: “vou pesquisar mais sobre o conteúdo”.

Agora, com as informações a respeito do consumidor armazenadas, será possível traçar um panorama do que se encaixa melhor no perfil dele e que, consequentemente, vai agradá-lo, sem que seja preciso que ele realize uma pesquisa externa.

Para obter êxito nessa tarefa, organize um registro completo, abordando os dados principais do cliente, além de entender qual a expectativa e o objetivo dele em relação ao produto. Softwares e aplicativos de CRM, nesse contexto, são fortes aliados, já que tais recursos permitem a centralização de informações pertinentes.

Fale sobre as qualidades do produto e das formas de pagamento

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelNão há nada mais decepcionante no processo de venda do que escutar do cliente a afirmativa: “o item está muito caro”. Mas não deixe isso afetar o atendimento do seu time.  Passe o macete para eles, explicando que é importante informar para o público que existe uma série de fatores que influenciam o preço final, sendo que não é possível passar um produto de qualidade e diferenciado no mercado por um preço simbólico.

Nesse momento, é hora de abordar todos os aspectos positivos da sua oferta e relatar a experiência de outros compradores com o mesmo produto. Além disso, informe ao consumidor as formas de pagamento disponíveis, destacando que o produto pode ser parcelado em várias vezes sem juros, por exemplo.

Isso facilitará bastante o negócio. Só não deixe, em hipótese alguma, o valor ser um obstáculo intransponível.

Retorne o contato numa data combinada

Infelizmente, não é possível fechar a venda com 100% dos clientes, não é mesmo? Então, é claro que a equipe vai ter que saber lidar com clientes difíceis, desde aquele que vai encerrar o contato sem querer nada até o que acabará abrindo a possibilidade de continuar a negociação posteriormente.

Que tal, assim, incentivar o time a acreditar na palavra deles, dando sequência a proposta por telefone?  É importante verificar com o próprio cliente qual o horário e qual dia são mais apropriados para ligar.

Lembre-se ainda de que é importante fazer a classificação e o registro das objeções em vendas, a fim de saber como lidar com cada uma delas e entender melhor os comportamentos e as justificativas dos clientes em relação a determinados produtos.

Agora que já sabe como lidar com objeções em vendas, conte para nós o que achou do conteúdo. Ele esclareceu as suas dúvidas? Deixe um comentário!