Confira aqui as 6 melhores estratégias para retenção de clientes

25/07/2017 Atendimento, Call center 2 comentários
Confira aqui as 6 melhores estratégias para retenção de clientes - Softium

A retenção de clientes consiste em fidelizar as pessoas que compram de sua empresa e mantê-las sempre próximas e ativas. De fato, aumentar a retenção em 5% pode incrementar a lucratividade de um negócio em até 75%, já que o processo de fidelização é de 5 a 7 vezes mais barato do que adquirir novos clientes.

Além disso, essa estratégia também garante que a empresa receba indicação para outras pessoas, ampliando seu alcance. Para que isso seja possível, deve-se garantir uma excelente e satisfatória experiência, além de oferecer consistência, um bom relacionamento e confiança.

Para atingir esses resultados, veja quais são as 6 melhores estratégias de retenção:

1. Conheça profundamente os seus clientes

Um dos pontos-chave para a retenção de clientes é oferecer exatamente aquilo de que eles precisam. Para tanto, é preciso ter conhecimento sobre quem é a pessoa de interesse, de modo a traçar um perfil de consumo e as melhores soluções.

Por isso, uma das estratégias mais eficazes é o conhecimento, o mais completo e aprofundado possível, sobre quem compra do seu negócio. Procure entender as questões mais relevantes, como os motivos da compra e as expectativas quanto à aquisição das soluções.

2. Esteja próximo dos seus clientes

Atualmente, as pessoas não querem um contato somente na hora da venda. Eles desejam um relacionamento próximo com a empresa, inclusive para que possam utilizar as soluções da melhor maneira.

Por isso, é importante ficar perto dos clientes. Criar um follow-up de vendas, por exemplo, ajuda a avaliar o quanto a pessoa aproveitou o produto ou serviço.

Além disso, a presença além da venda fortalece o engajamento e a confiança, o que estimula a fidelização.

3. Ofereça soluções personalizadas e no momento certo

Tão importante quanto fazer uma oferta certeira é garantir que ela chegue ao consumidor no momento adequado. Por melhor que seja um produto ou solução, ele só será útil se a pessoa precisa dele agora ou tem previsão quanto a isso.

Por isso, é fundamental agir para que as ofertas sejam personalizadas e feitas dentro do melhor timing. Assim, aumentam as chances de o consumidor dizer “sim” e ficar satisfeito com o processo.

4. Capacite a equipe de vendas para reter clientes

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelAo mesmo tempo, é necessário que o time esteja preparado para atuar não apenas na venda ou na resolução de problemas, mas em garantir que a pessoa fique sempre por perto.

É importante, por exemplo, que a equipe seja capaz de oferecer um atendimento completo, de qualidade e que satisfaça às expectativas e necessidades do consumidor.

Também é fundamental que os atendentes consigam reconhecer experiências positivas e negativas, de modo a construir um relacionamento cada vez mais próximo e capaz de atender a essas pessoas corretamente.

5. Faça investimentos adequados

Além da capacitação e treinamento de equipe, são necessários outros investimentos. Por mais que a capacitação seja um elemento importante, ele não é suficiente.

O investimento em um CRM, por exemplo, destaca-se como um dos mais importantes. Graças a ele, é possível centralizar todos os dados dos consumidores, de forma que os atendentes serão capazes de ter as informações importantes para um atendimento personalizado e efetivo.

É fundamental que a empresa se preocupe em fazer cada vez mais investimentos nesse sentido.

6. Acompanhe as mudanças dos clientes

Conhecer a pessoa de interesse não é um processo pontual, mas contínuo. Assim como as mudanças no mercado são intensas, as formas de consumo também se transformam.

Por isso, a empresa deve ser ficar atenta a essas mudanças. É importante acompanhá-las de perto, de modo que as ofertas sejam, de fato, sempre personalizadas.

Com a execução dessas estratégias de retenção de clientes, é possível garantir que as pessoas estejam sempre por perto. Como resultado, o negócio ganha robustez e melhora os resultados, além de criar uma sólida base de consumidores.

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