Conquistar um cliente é uma tarefa árdua e requer inúmeros cuidados e investimentos. Por esse motivo, é fundamental fazer com que esse cliente conquistado se fidelize à sua empresa.
Para fidelizar clientes com sucesso, é necessário trabalhar, principalmente, o pós-venda, ou seja, o seu contato com a clientela deverá permanecer ativo e frequente, mesmo depois que eles pagarem pelo produto ou serviço adquirido. Contudo, é importante que esse pós-venda seja de qualidade, de maneira que se tenha em mira a satisfação autêntica do cliente.
Conheça algumas vantagens de ter um pós-venda de qualidade e observe algumas dicas para colocar em prática!
Veja as vantagens de ter um pós-venda de qualidade
Um pós-venda de qualidade, trabalhando em conjunto com um ótimo atendimento, garante que o cliente fique muito mais satisfeito e volte a fazer negócios com a sua empresa. Isso se chama fidelização.
Outra vantagem é que clientes sempre indicam as empresas que gostam para outras pessoas. Se ele estiver encantado com sua marca ou empresa, ele a indicará para amigos e familiares. Para satisfazer esse consumidor, é necessário cuidar bem dele, desde o atendimento até muito depois da venda.
É importante frisar que um cliente insatisfeito não só deixará de falar bem de você, mas poderá fazer um marketing negativo, o que fará com que você diminua sua presença de mercado.
Um pós-venda de qualidade ajuda a descobrir como estão as vendas e ainda possibilita ter feedback sobre como foram prestados os atendimentos.
Fique por dentro de dicas de como agir no pós-venda
Para ter um pós-venda de qualidade, é preciso reunir cuidado e dedicação. Porém, não é tão complicado de ser colocado em prática. Veja algumas dicas e melhore o seu relacionamento com os clientes.
Tenha um bom canal de comunicação
O pós-venda começa no atendimento e deverá permanecer por algum (ou alguns) canal(is) de comunicação, por meio de telefone, e-mail ou mensagens de aplicativos de conversação.
Um bom canal de comunicação é aquele que seus consumidores estão mais acostumados a utilizar e possuem preferência por ele. Até alguns anos atrás, era comum esse atendimento no pós-venda ser feito apenas por telefone ou pessoalmente, mas isso requer um longo tempo de espera por parte do cliente, causando desgosto e mais irritação.
E-mail, chat e mensagens via WhatsApp ganharam o gosto de muitas pessoas, que preferem esses meios a fim de se comunicar. Tenha esses canais de comunicação em sua empresa para trabalhar o pós-venda e obter melhores resultados.
Sempre responda ao cliente
Se o cliente prefere plataformas que permitem agilidade, como é o caso do e-mail, significa que ele quer uma resposta célere, e não tem tempo de ficar esperando para ter a solução de seu problema ou demanda. Tenha pessoas qualificadas para responder adequadamente aos clientes — e sem demora.
Se a pergunta de seu cliente exigir um pouco mais de calma, elabore uma boa resposta antes de respondê-lo. Crie, também, padrões ajustados às perguntas e dúvidas mais usuais. Por exemplo, se a questão de seu cliente é uma dúvida técnica sobre o seu produto, peça ajuda aos profissionais da área para elaborar a resposta, mas nunca deixe de responder.
Seja ágil
A agilidade também é importante, mas cuidado para não ser ágil demais sem ajudar o cliente. Algumas empresas querem ter um atendimento bastante rápido, mas, muitas vezes, esquecem de apresentar as reais soluções para os problemas requeridos.
Verifique se as informações são verdadeiras antes de enviar a resposta. Outra dica importante é saber evitar algumas frases e expressões na hora de atender um cliente.
Um pós-venda de qualidade é fundamental para o sucesso do seu negócio, podendo influenciar no seu marketing e, até mesmo, nas suas vendas. Por isso, não deixe de investir nessa estratégia e fidelize cada vez mais clientes!
Gostou desse post? Então compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões nos comentários!
Deixe seu comentário