As práticas de atendimento ao cliente precisam ser reavaliadas constantemente dentro do mercado dinâmico que vivemos hoje, sobretudo porque o consumidor omnichannel, ou seja, aquele que utiliza vários canais de contato simultaneamente, está muito mais informado, exigente e seletivo.
Em consequência desse novo perfil do comprador, muitas empresas perceberam a necessidade de aplicar estratégias mais assertivas para encantar e fidelizar o cliente através de um atendimento de sucesso. Confira essas dicas que já foram testadas e comprovadas por diversos especialistas:
1. Contrate uma equipe competente
A tecnologia revolucionou a forma com que nos relacionamos com o cliente, mas, felizmente, as pessoas ainda são indispensáveis no processo de humanizar o atendimento, seja online ou off-line. Você pode ser uma pessoa muito simpática e atenciosa, mas e as pessoas que trabalham para você? Como elas estão se relacionando com o cliente?
Quando o consumidor é mal atendido, ele automaticamente associa esse fato com a imagem da empresa. Para ele, não é o atendente que tem má vontade, mas a empresa. Cada colaborador tem uma importância fundamental para causar boa impressão da empresa.
2. Busque a excelência no atendimento ao cliente
Trate o cliente como se fosse um velho amigo seu. Receba-o com alegria e entusiasmo. Ele poderia ter entrado em qualquer outra empresa, mas escolheu visitar a sua. Saiba ouvir as necessidades dele e sempre busque a melhor solução para deixá-lo satisfeito, sem colocar o lucro acima do negócio.
Se prometer algo para o cliente, cumpra em tempo hábil. Caso aconteça algum imprevisto com o que foi combinado, jamais o deixe sem notícias. Entre em contato, converse, explique o acontecido e busque novas soluções. Muitas empresas deixam o cliente aborrecido pelo simples fato de faltar com a sinceridade. Seja sincero e busque superar as expectativas do cliente. Surpreenda.
3. Aplique o conceito de buyer persona
Essa ação tem como foco conhecer melhor o seu público para criar condições de aplicar uma estratégia assertiva de marketing, focada em produzir conteúdos relevantes que possam atrair essas pessoas e captá-las como clientes.
Tecnicamente, no primeiro momento são feitos estudos que viabilizam a definição das personas certas para o seu negócio. Você poderá lidar não apenas com dados básicos como faixa etária ou sexo, mas também com informações mais pessoais, como problemas, sonhos e expectativas.
4. Pratique inbound marketing
Com base no estudo das personas, é hora de fazer um planejamento de conteúdo para atrair mais clientes, uma estratégia conhecida como inbound marketing. Você já tem ideia do que as pessoas estão desejando saber, então, desenvolva artigos interessantes sobre esses temas, vídeos, podcasts, o que for mais viável para atingir o seu público. Crie canais nas redes sociais para promover um engajamento maior.
5. Invista na jornada do cliente
A jornada do cliente é o “caminho” que o cliente percorre desde o momento em que está buscando informações sobre algo, geralmente nos programas de busca da internet. Inicialmente, ele faz a descoberta, em seguida reconhece o problema, considera a possibilidade da compra, decide pela compra e, finalmente, pode se relacionar com a empresa e se tornar um cliente ativo.
Você pode alcançar a excelência no atendimento ao cliente se conhecer o ciclo de vida do consumo dele de forma geral, porque assim é possível acelerar o processo e fazer com que o consumidor permaneça com a empresa nos próximos passos até chegar a compra ou recompra. Os resultados são surpreendentes: clientes satisfeitos, engajados, interagindo bem com a marca.
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