Discadores para call center: saiba o que são e para que servem

30/10/2020 Call center 0 comentários
Discadores para call center: saiba o que são e para que servem - Softium

Sua empresa já utilizou discador para call center? Você sabe do que se trata e quais são todas as suas funcionalidades?

Realizar campanhas ativas em call center é um trabalho intenso, que demanda atenção e dedicação dos agentes. Lidar com todo tipo de cliente e com um grande volume de chamadas por dia é uma das fontes de estresse no trabalho mais comuns entre profissionais de call center e gera desafios diários para os gestores.

Para eliminar uma parte repetitiva dessa atividade, foi criada uma ferramenta capaz de realizar automaticamente as chamadas, reduzindo o tempo entre uma ligação e outra e aumentando o volume de contatos efetuados com sucesso: são os discadores para call center, que além de aliviar o trabalho dos operadores, multiplicam os resultados da operação.

Aqui, vamos conversar sobre os discadores para call center, explicando o que são e para que servem.

O que são discadores para call center

Também conhecido como discador automático, é a sustentação de uma operação de vendas, cobrança ou relacionamento em massa.

Na prática, o discador para call center é um software que recebe uma lista de telefones e disca automaticamente para tentar conectar o operador a uma pessoa do outro lado da linha.

Esse discador preditivo para call center pode aumentar a eficiência sem necessariamente implicar aumento de pessoal e outros custos.

Ao utilizar análises estatísticas das chamadas efetuadas pelo operador, o discador prevê, por exemplo, o tempo médio de duração de cada contato, além do tempo utilizado para a discagem e aguarda até o cliente atender.

O sistema vem ganhando cada vez mais notoriedade em ambientes de call center. Por meio deles, os gestores conseguem estabelecer um fluxo contínuo de ligações para cada operador.

Tipos de discadores

Existem vários tipos de discadores para call center, e certamente há aquele que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Vamos ver alguns deles?

Discador automático preditivo: utilizando dados gerados pela sua própria equipe que ficam armazenados no sistema de controle para call center, o discador automático preditivo consegue prever quando um atendente estará disponível, disparando a chamada antes mesmo dele desligar a atual chamada;

Discador para call center manual: é controlado pelo próprio operador, e atinge bons resultados quando sua demanda requer atendimentos personalizados. Deve-se, no entanto, levar em conta que o volume de trabalho exigido por esse tipo de discador para call center é alto e pode tomar mais tempo da sua equipe, diminuindo o volume de chamadas feitas;

URA Reversa ou discador agentless: a URA é uma Unidade de Resposta Audível (já falamos dela AQUI, lembra?), o que pode ser resumido como uma atendente eletrônica. E essa atendente pode também gerar ligações (por isso o “reversa” no nome), garantir o início da interação com o cliente e, logo após, enviar a chamada para o operador, garantindo assim o melhor resultado com menos tempo de equipe ocupado em cada atendimento;

Discador Power: possui funcionamento parecido com o do discador de call center preditivo, mas aguarda o final de cada chamada realizada pelo operador para realizar uma nova, sem tentar prever quando a chamada terminará;

Discador Preview: permite ao operador visualizar os dados do cliente cujo número será discado, o que permite um planejamento da chamada baseado nas características daquele cliente. Este tipo de discador para call center aumenta o nível de personalização da chamada, sendo ideal para agências de cobrança que trabalhem com débitos mais antigos ou volumosos ou prospecção de vendas consultivas, por exemplo;

Discador Inteligente/Overdialing: este tipo de discador para call center efetua a chamada apenas para os clientes que já possuem interesse no serviço ou produto, sem gerar chamadas aleatórias, aumentando as chances de sucesso no atendimento.

Como podemos perceber, existe uma grande variedade de serviços oferecidos por discadores de call center.

Eles são flexíveis o bastante para atender a todas as necessidades de uma equipe que trabalhe com contato ao público por telefone, e, quando combinados com uma estratégia omnichannel, podem melhorar muito o atendimento ao cliente.

Aprenda como reduzir o tempo médio de atendimento no call center

Resultados do trabalho dos discadores para call center

E como se pode conferir os resultados do trabalho realizado pelos discadores para call center?

A tecnologia de discadores já tem resultados mais que comprovados em milhões de operações ao redor do mundo. Mas se, em sua operação, você quiser tirar a “prova-dos-nove” e conferir qual o impacto de seu uso, poderá fazer uma experiência assim: Divida os colaboradores em duas equipes: uma que trabalhará com o discador para call center, e outra que trabalhará sem. Os operadores que trabalharem com a tecnologia devem receber um treinamento completo para administrá-la corretamente. Determine as métricas de resultado e acompanhe ambas as equipes. Após finalizado o período de experiência, pode-se comparar o resultado das duas equipes.

Um ponto importante é o foco da atuação do seu call center: cada tipo de discador oferece uma solução que atende a diferentes necessidades, levando em conta, por exemplo, a tendência do setor a ser mais receptivo ou ativo, ou sua necessidade de filtrar o tipo de cliente que quer receber ligações do call center.

Aliás, é crucial ressaltar que a lista de contatos de seu call center deve estar atualizada, programada para respeitar aqueles clientes que solicitaram não receber mais contatos por telefone. Lembre-se sempre que é da organização desta lista de contatos que depende o sucesso da implantação do discador para call center em sua empresa.

Para implementar com sucesso uma solução de discador para call center em sua empresa, recomendamos buscar empresas com credibilidade no mercado e que trabalhem com tecnologia de ponta. A Tactium oferece as soluções mais modernas e um processo de implantação com alto nível de sucesso devido ao seu engajamento com os clientes, buscando sempre otimizar resultados.

E aí? Gostou do que leu até aqui sobre discadores para call centers?

Entre em contato agora com um consultor Tactium e fale sobre as nossas soluções!

Implante uma estratégia com URA no seu contact center. Fale com um consultor Tactium e garanta a melhor solução para o seu negócio.

Acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram!

Marcadores: