Entenda o que é funil de vendas e qual a sua importância para as empresas

24/01/2017 Call center, Vendas 0 comentários
Entenda o que é funil de vendas e qual a sua importância para as empresas - Softium

O funil de vendas é um dos principais elementos para a construção de uma estratégia de marketing e vendas para a sua empresa. Por meio dele, você conhece as dúvidas de seu cliente e as objeções que o impedem de adquirir seus produtos, acompanhando a sua evolução, até que eles decidam fechar negócio com sua empresa.

Mas se você ainda não sabe o que é funil de vendas e como ele pode ajudar o seu negócio, fique tranquilo. Lendo o artigo que preparamos, você vai dominar o conceito e aprender como aplicar o funil de vendas em sua área comercial. Confira!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um processo que busca conduzir ou acompanhar o seu cliente, desde o momento em que ele descobre que precisa de seu produto, até que ele chegue à decisão de comprá-lo em sua empresa.

É um modelo estratégico que mostra as etapas seguidas por seu cliente, até o momento de sua compra.

Um funil de vendas bem construído ajuda o gestor a:

  • Prever quais serão as ações do cliente;
  • Saber quais as informações que ele procura ao entrar em contato com seu call center ou sua equipe comercial;
  • Entender como ajudá-lo a tomar decisões a respeito de sua compra.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é divido em três etapas: o topo, o meio e o fundo de funil. Cada uma dessas etapas busca mostrar qual é o comportamento do cliente e os passos que ele percorrerá até a compra de algum produto.

O topo do funil

O topo do funil é a etapa na qual o cliente ainda não sabe que possui um problema ou que possui uma oportunidade de negócio que pode ser explorada.

É um momento em que o cliente ainda não está procurando por seu produto ou serviço, mas quer aprender sobre as melhores práticas do mercado, conhecer novidades tecnológicas e tudo aquilo que pode ajudar na conquista de seus objetivos.

Por isso, o topo do funil não é o momento para oferecer os produtos de sua empresa, mas sim de tirar as dúvidas do cliente, para que ele comece a entender a importância e os benefícios de negociar com você. Isso fará com que eles se tornem clientes mais satisfeitos.

Dessa forma, você prepara o terreno para levar o cliente para a próxima etapa do funil.

O meio do funil

O meio do funil é a etapa em que o cliente começa a reconhecer o seu problema e começa a buscar por possíveis soluções que o ajudem a superar suas dificuldades e conquistar seus objetivos.

É um momento no qual o cliente começa a avaliar a possibilidade de adquirir os seus produtos, mas ainda tem dúvidas se deve comprá-los agora ou não.

Portanto, no meio do funil, o objetivo de seu call center deve ser mostrar para o cliente todos os benefícios que ele terá ao adquirir os seus produtos, fazendo com que ele compreenda e deseje aproveitar dessas vantagens.

Sendo assim, é essencial que você desperte um senso de urgência em seus clientes no meio do funil, pois isso o incentivará a decidir pela compra e seguir até a próxima etapa do funil de vendas.

O fundo do funil

No fundo do funil, o cliente já:

  1. Identificou seu próprio problema;
  2. Entendeu a importância de contratar o produto oferecido por sua empresa;
  3. Decidiu que vai comprá-lo.

Porém, o cliente ainda está comparando as opções disponíveis no mercado antes de tomar a sua decisão. Ele realiza comparações de preços e diferencia sua empresa em relação aos concorrentes.

É nessa etapa do funil que você deve demonstrar com maior ênfase todos os diferenciais de sua organização, explorando suas qualidades e destacando as vantagens que o cliente terá ao comprar produtos ou serviços de sua empresa.

Acompanhando seus clientes de perto, você saberá com certeza em qual etapa do funil de vendas cada um deles se encontra e, assim, poderá adaptar sua mensagem de acordo com o respectivo estágio.

Isso permite que você otimize seus processos e aumente os resultados gerados por sua empresa. Além disso, o funil de vendas fornece ferramentas para que você aprenda como lidar com clientes difíceis.

Quais são as vantagens de usar o funil de vendas?

O funil de vendas ajuda você a conhecer melhor o comportamento de compra de seus clientes, permitindo a criação de estratégias específicas para cada uma de suas etapas.

E investindo no funil de vendas sua empresa conquista várias vantagens. Entre elas, podemos destacar:

1. Melhor aproveitamento das oportunidades de negócio

O funil de vendas é usado para acompanhar a situação de cada uma de suas vendas, sabendo quais clientes estão mais próximos de fechar negócio e quais ainda precisam ser trabalhados para finalizar a compra.

Com isso, você pode focar seus esforços nos clientes com maior chance de compras e até mesmo identificar demandas entre aquelas ainda não exploradas por sua empresa.

Assim, você aumenta o aproveitamento de suas oportunidades de negócio, desenvolve novos produtos e serviços e, com isso, incrementa suas vendas!

2. Otimização da gestão de seu ciclo de vendas

Aplicando o funil de vendas em sua empresa, você é capaz de padronizar todo o ciclo de vendas, o que permite que você consiga analisar cada estágio desse processo de forma rápida e objetiva.

Sendo assim, você gasta menos tempo avaliando seus clientes, e se torna mais objetivo em sua gestão ao direcionar seus esforços para o fechamento de novos negócios.

3. Acompanhamento completo do desempenho da equipe

O funil de vendas faz com que você monitore a produtividade de sua equipe. Isso porque ele permite que você identifique as etapas nas quais seus vendedores possuem mais dificuldades, além dos resultados obtidos por cada um deles.

Isso ajuda você a saber se seu time será capaz de atingir as metas propostas e o que precisa ser feito para conquistá-las.

Com essas informações você pode fornecer feedbacks melhores para seu time de vendas e, assim, aumentar a sua produtividade.

4. Identificação de oportunidades na criação de novos produtos

Um dos objetivos do funil de vendas é entender o que o seu cliente precisa e ajudá-lo a encontrar a melhor solução para os seus problemas.

Dessa forma, você consegue colher informações importantes que ajudam sua empresa no desenvolvimento de novos produtos, serviços e oportunidades até então não exploradas por sua empresa.

Assim, você pode inovar em seu negócio, atrair novos clientes e, com isso, vender mais.

Como você pode ver neste artigo, são vários os motivos para utilizar o funil de vendas em sua empresa. Além de auxiliar na gestão de seu negócio, com ele você tem informações precisas sobre seus clientes e ainda melhora seu processo de conquista de novos clientes.

Agora que você já sabe o que é o funil de vendas, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a também conhecer a sua importância.