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Como a conta comercial no WhatsApp ajuda as vendas a crescerem

21/10/2021 Vendas 0 comentários
Como a conta comercial no WhatsApp ajuda as vendas a crescerem - Softium
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Sabia que a criação de uma conta comercial para WhatsApp pode trazer grandes vantagens para o seu negócio?

Afinal, entre os 2 bilhões de usuários do WhatsApp estão seus clientes. Ele é o software de mensagens instantâneas mais usado em todo o mundo e vem substituindo meios de comunicação tradicionais, como SMS e e-mails. 

De acordo com dados oficiais do WhatsApp, mais de 50 milhões de comerciantes usam contas comerciais no WhatsApp Business. No aplicativo, os consumidores estão mais dispostos a entrar em contato com empresas e mesmo realizar transações.

É cada vez mais importante estar atento às tendências para não perder oportunidades de negócios advindos das novas tecnologias. Ainda mais quando falamos de um aplicativo que caiu no uso popular em países como o Brasil e a Índia.

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O que é WhatsApp Business?

Ao observar o aumento no número de empresas que usavam o WhatsApp para fins comerciais, o Facebook (empresa-mãe do WhatsApp) lançou o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API em 2018 para tornar mais fácil às empresas alcançarem clientes.

Qualquer pequena empresa pode se inscrever gratuitamente com o aplicativo WhatsApp Business baixando o aplicativo na App Store ou Google Play, mas deve relacionar a conta a um número de telefone não vinculado a uma conta pessoal do WhatsApp. 

Com o WhatsApp Business App, algumas das ferramentas que as empresas podem usar são:

  • Criar conta comercial: uma conta comercial pode detalhar o horário de funcionamento, o endereço do site, os detalhes de contato e outras informações sobre sua empresa. Os usuários do WhatsApp podem ver isso e ter certeza de que você é uma empresa, não um usuário pessoal.
  • Categorizar clientes e conversas: com a conta comercial é possível rotular clientes (por exemplo, “Novos clientes” ou “Clientes em potencial”) ou categorizar conversas (se são sobre pedidos ou sobre consultas, por exemplo).
  • Configurar respostas automáticas: automatize respostas personalizadas para os clientes enquanto você está longe do telefone ou envie apresentações automáticas aos contatos para apresentar seus serviços.
  • Automatizar respostas frequentes: reutilize respostas populares para clientes em bate-papos com apenas alguns toques – salve as respostas pré-escritas, toque para escolher uma resposta e evite escrevê-la do zero.
  • Criar um catálogo de produtos: mostre seus produtos ou serviços com um catálogo disponibilizado no WhatsApp.

O WhatsApp Business API é uma versão avançada do WhatsApp Business, permitindo o escalonamento da operação de atendimento, com vários atendentes vinculados a um mesmo número, menus de atendimento automático e outras funções de gestão.

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Como criar uma conta comercial no WhatsApp?

Existem duas formas de se criar uma conta comercial no WhatsApp. 

O aplicativo WhatsApp Business, mais simples, pode ser facilmente baixado em dispositivos Android e iOS. Nele é possível ter uma conta comercial padrão ou regular, que não é verificada pelo WhatsApp, o que significa que o usuário não tem certificação e acessa menos funcionalidades.

Ao abrir o aplicativo, o usuário deve conceder ao aplicativo as permissões necessárias. Em seguida, fornecer o número de sua empresa e tocar sobre “Avançar”. Logo após, deve ceder ao WhatsApp acesso às mensagens SMS — assim, ele confirmará o código de verificação enviado. 

Depois, basta adicionar o nome da sua empresa e uma foto de sua preferência. Na aba “Configurações”, é possível acrescentar e editar informações da empresa, modificando a foto, adicionando uma descrição do negócio, definindo localização no mapa, horário de atendimento, contatos e site. 

Para uma ação mais eficiente e profissional, vinculada ao sistema de gestão de atendimentos é que entra o uso do WhatsApp Business API. O TACTIUM está integrado a este ambiente com encapsulamento de diversas funções dentro da interface do TACTIUM OMNI, com maior produtividade e controle de sua operação.

O TACTIUM utiliza em sua integração o broker Gupshup permitindo gerenciar sua interação com mais eficiência. Quando falamos de custos, a GupShup oferece valores acessíveis: a partir de US$ 0,001 por mensagem de atendimento. Ou seja, por exemplo, com um dólar, uma empresa pode trafegar mil mensagens de atendimento. 

Na integração TACTIUM OMNI e GupShup, você ganha em funcionalidades como a troca de mensagens por vários agentes com um mesmo número, filtragem de palavras de baixo-calão, guarda do histórico das conversas, agenda de contatos compartilhada, gestão do tempo de atendimento e espera, entre muitas outras.

Para conhecer mais detalhes sobre o WhatsApp Business API, consulte nosso artigo: WhatsApp Business API: o que é e como pode ser explorada pelas empresas

Depois de habilitada, tornar-se uma conta verificada (com aquele selinho verde) não depende apenas de sua vontade. Os selos de verificação concedidos pelo WhatsApp são baseados em critérios não divulgados pela empresa. É possível, entretanto, solicitar análise para confirmação da sua conta.

Entenda o novo comportamento do consumidor para gerar novos negócios

Quais os benefícios de uma conta comercial no WhatsApp?

  1. Mais conhecimento sobre o usuário

Os dados que o WhatsApp Business gera para os usuários, principalmente no que se refere às mensagens enviadas, recebidas e lidas, ajudam a acompanhar o nível de interesse de sua lista de leads, assim como seria possível fazer com um e-mail marketing, por exemplo.

Já as mensagens recebidas pela sua conta podem ser um critério para avaliar como os consumidores enxergam sua marca e desejam se relacionar com ela..

  1. Uma porta aberta para seus clientes

Trabalhar a comunicação com o seu público no WhatsApp possibilita um contato mais próximo, em um canal no qual o público se sente à vontade e em uma abordagem individual, mais intimista.

Afinal, não podemos esquecer que o relacionamento é uma estratégia muito importante de aproximar a sua marca do público.

Quanto mais o consumidor entra em contato, especialmente de maneira voluntária, mais próximo de comprar com você ele está.

  1. Propaganda boca a boca

A maioria das pessoas não consegue imaginar o quanto as notícias se espalham rapidamente no WhatsApp.

A tendência do compartilhamento de conteúdo dentro desse universo ganha um poder viral ainda maior quando isso é feito dentro de grupos.

Por isso, fazer um trabalho bem feito por lá pode estimular o seu consumidor a fazer propaganda boca a boca gratuita para você, na mesma rede, com grande impacto na sua exposição.

  1. Vendas impulsionadas

A conta comercial no WhatsApp pode representar um canal descomplicado para as vendas, onde o usuário pode tirar as dúvidas sobre o produto rapidamente, ali mesmo, na mesma hora e com o mesmo vendedor, simplificando a experiência do comprador e garantindo a venda.

  1. Marketing direcionado

Uma estratégia de impactar um público grande sem gastar com a compra de espaço na mídia. O Marketing viral é uma ideia criativa e impactante que busca atingir o maior número de pessoas de forma rápida.

O WhatsApp é um local ideal para compartilhar esse tipo de conteúdo, mas tome cuidado com a frequência para não lotar a conversa com os seus clientes apenas com esse tipo de conteúdo.

Esperamos que esse guia tenha tirado as suas dúvidas sobre o que é WhatsApp Marketing e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

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