Tactium – Soluções em call centers, discadores e CRM

Plataformas cloud: o que são e como vão revolucionar seu negócio

01/04/2021 Variado 0 comentários
Plataformas cloud: o que são e como vão revolucionar seu negócio - Softium

Já ouviu falar em plataformas cloud, computação em nuvem, ou cloud computing? Sabe como elas funcionam e quais vantagens sua utilização pode trazer para sua empresa?

Computação em nuvem é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos por meio da conectividade da Internet.

Isso significa, basicamente, que aplicações, bases de dados, capacidade de computação ou espaço de armazenamento são “guardados” online e acessados pela internet.

Se você já editou um documento no Google Docs, ouviu música no Spotify ou assistiu a um filme na Netflix, teve contato direto com plataformas cloud. 

Todos eles são serviços online que não exigem o download, instalação e acesso de nenhum arquivo em seu computador. 

Os arquivos estão “na nuvem” sempre disponíveis, e você pode acessá-los quando quiser.

Veja como a transformação digital está mudando o setor de vendas

Você sabe se o seu negócio tem demanda para o uso de uma plataforma cloud? 

Se a resposta for afirmativa, quais são os passos necessários para implementar uma plataforma cloud no seu negócio? 

Veja abaixo:

Como funciona uma plataforma cloud

O termo “plataforma cloud” é normalmente usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos utilizadores pela Internet. 

Esses centros baseiam-se em servidores espalhados em todo o mundo que replicam os dados neles guardados e os disponibilizam para qualquer um que queira acessá-los através da internet.

Uma plataforma cloud normalmente é vendida como um serviço, mais especificamente como um Platform as a Service (PaaS), no qual é pago um valor mensal ou periódico. 

Nesse serviço, o usuário tem acesso a espaço e recursos nos quais poderá desenvolver websites, softwares e aplicativos em menos tempo e sem o esforço de manter uma infraestrutura.

Em uma plataforma cloud, o usuário tem disponíveis para si múltiplos serviços de desenvolvimento e consumo em Cloud. 

Além disso, tem também um nível maior de segurança e disponibilidade em suas aplicações, já que as empresas especializadas neste tipo de serviço aprimoraram de tal forma suas infraestruturas que elas se tornaram praticamente onipresentes.

Relacionamento digital: veja as tendências para 2021

Os tipos de plataforma cloud

Existem 3 tipos de implantação do cloud: o público, o privado e o híbrido.

Se você planeja usar uma plataforma cloud em sua empresa, tenha em mente que a escolha dependerá de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas. 

Uma plataforma cloud pública é assim chamada quando os serviços são disponibilizados em uma rede aberta para uso público. 

Os serviços de nuvem pública são padronizados e podem ser gratuitos ou pagos. 

Google Drive, Microsoft Onedrive, Amazon AWS e Dropbox são alguns exemplos de plataformas cloud públicas.

As plataformas cloud privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único utilizador (uma empresa, por exemplo). 

A infraestrutura utilizada pertence ao utilizador, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implantadas na nuvem. Uma plataforma cloud privada geralmente é construída sobre um data center privado.

Nas plataformas cloud híbridas temos uma mistura de serviços disponibilizados por nuvens públicas, privadas e de terceiros. 

Acontece quando se utiliza recursos alocados em uma plataforma cloud pública para alimentar uma base em uma rede privada, por exemplo, ou vice-versa. 

Tactium Cloud: conheça nossas soluções em nuvem para sua empresa

As vantagens do uso da computação em nuvem para seu negócio

  1. Redução de custos: não precisar montar um data center com servidores, roteadores, monitores, ar-condicionados, racks, cabos, patch panels e nem pagar a energia e a manutenção desta infraestrutura faz uma diferença considerável no fluxo de caixa de uma empresa;
  1. Atualizações automáticas: as atualizações dos softwares dos servidores e dos bancos de dados são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do utilizador;
  1. Maior flexibilidade: acesse todos os dados e as aplicações da sua empresa de qualquer lugar, em qualquer contexto. Basta ter acesso à internet;
  1. Menos manutenção: diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física, assim como de instalação dos softwares nos computadores corporativos, que fica a cargo do provedor do software da plataforma cloud, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;
  1. Melhoria da produtividade: já que os recursos associados à sua empresa estão armazenados em servidores externos, mesmo que exista um problema na infraestrutura física não há risco de perda de informação, e portanto não será necessário parar o trabalho.

E você? 

Já está pensando em implementar uma plataforma cloud para subir às nuvens os bancos de dados da sua empresa? 

Sabia que o Tactium Cloud oferece uma gama de soluções em nuvem que podem revolucionar a sua empresa?

Procure um de nossos consultores e venha ser Tactium!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Fale com a gente

Nosso time de especialistas está à disposição para lhe atender. Escolha a opção desejada para iniciar o seu atendimento.

Comercial

Escolha o canal de sua preferência para atendimento com o nosso time COMERCIAL:

Suporte

Escolha o canal de sua preferência para falar com o nosso SUPORTE:

1