Entenda a importância do robô CPC para o setor de cobranças

25/02/2020 Cobrança 0 comentários
Entenda a importância do robô CPC para o setor de cobranças - Softium
— Confira também —
Manual da negociação efetiva com agente virtual em cobrança

A tecnologia tem feito cada vez mais parte dos call centers das empresas. Isso gera novos impactos positivos, inclusive para o setor de cobrança. Com as ferramentas certas, é fácil negociar e obter bons resultados. Nesse sentido, o robô CPC surge como uma alternativa inovadora.

A solução oferece recursos variados e que ajudam a área de cobranças a ter melhor performance. Antes de recorrer a ele, entretanto, é indispensável entender o seu funcionamento.

A seguir, veja qual é a importância do robô CPC e descubra como ele atua no setor de cobranças.

Qual é a relevância do CPC para o atendimento?

Antes de entender a tecnologia, é interessante compreender qual é o conceito relacionado ao CPC. Essa é a sigla para Contato com a Pessoa Certa e indica quantas vezes um atendente foi bem-sucedido ao falar com quem realmente pode tomar uma decisão.

Pense, por exemplo, que um cliente X está em dívida com a empresa. Ao ligar para o número fornecido, quem atende é a pessoa Y, que mora na mesma casa. Para evitar constrangimentos que resultam em processos, a cobrança não pode ser repassada a esse indivíduo. Então, se o agente não conseguir falar com quem é realmente de interesse, terá desperdiçado uma chamada.

O CPC, portanto, é dado pela relação entre o número de contatos feito com os clientes e o total de chamadas realizadas. Se um mailing conta com 300 números e foi possível contatar 240 pessoas responsáveis pela dívida, o CPC é de 80%. Quanto maior ele for, maior é a efetividade do contato para cobrança.

Como funciona o robô CPC?

O robô CPC tem o principal objetivo de automatizar processos anteriores ao contato de cobrança. Com isso, ele visa a garantir um aumento no índice de abordagem da pessoa certa, o que promete otimizar os resultados.

Para entender melhor, considere que ele faz uma discagem automática para os números do mailing. Uma vez que a chamada é atendida, realiza um contato padronizado. Quem estiver do outro lado da linha tem a chance de responder se é a pessoa de interesse ou não.

Caso não seja, é orientada a dizer se conhece o indivíduo ou se sabe seu telefone de contato. No segundo cenário, o novo número é adicionado à base de informações sobre os clientes.

Já quando afirma ser o contato desejado, a ligação é transferida automaticamente para um agente disponível. Se a identidade for confirmada (com base no CPF, por exemplo), todos os profissionais obtêm CPC, o que amplia o resultado do índice.

Por que a tecnologia é vantajosa?

Ao aumentar o volume de contatos com a pessoa certa, o robô se torna uma ferramenta cada vez mais necessária no ambiente de cobrança. Com o uso adequado, é possível conquistar uma performance muito melhor e que gera diferenciação.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens de recorrer ao robô CPC e entenda como ele ajuda o empreendimento.

Redução nos custos

O primeiro aspecto tem a ver com a diminuição nos gastos em geral. Como o robô faz a ligação inicial, já é possível descartar rapidamente qualquer chamada não atendida. Além disso, a ligação é encerrada em instantes se a pessoa de interesse não for localizada. Então, há menos desperdícios em relação à telefonia.

Outro aspecto é que o aumento do CPC diminui as chances de algum tipo de cobrança abusiva. O assunto é tratado com o único responsável pelo débito, o que evita problemas como processos e ações diversas.

Além de tudo, é um jeito de falar com o indivíduo de interesse e fazer negociações efetivas. Assim, é mais fácil recuperar ao menos parte do crédito suspenso, o que reduz as perdas.

Maior agilidade no atendimento

Por causa do funcionamento automático, o robô CPC é crucial para aumentar a rapidez do atendimento. Além de fazer a chamada, também é capaz de redirecionar para o atendente que estiver disponível. Para o cliente, isso é importante porque toda a etapa leva questão de segundos, graças ao menor tempo médio de espera (TME).

O fato de o atendente já estar em contato com a pessoa certa é outro aspecto que torna tudo mais rápido. Em vez de executar todo o protocolo do início, basta conferir a identidade do cliente e já utilizar o script de negociação. Em alguns minutos, é possível fechar um acordo.

Essa rapidez, inclusive, é determinante para gerar boa experiência para o consumidor. Isso eleva as chances de fidelização mesmo diante da quitação de débitos, o que melhora o desempenho da empresa.

Aumento da produtividade

A forma como o robô CPC atua ainda garante um reforço no nível de produtividade. Como descarta ligações que não são adequadas, os agentes não precisam dedicar tempo a algo que não vai trazer resultados práticos para o empreendimento.

O direcionamento automático gera um bom fluxo de ligações e negociações, o que ajuda a atingir certas metas. Para completar, é um jeito de diminuir o tempo ocioso dos agentes, o que leva ao máximo aproveitamento do time.

Além de ser um meio de consolidar um desempenho muito melhor, é uma forma de obter máxima performance dos colaboradores. Isso reduz a necessidade de contratar um time cada vez maior, o que possibilita menores custos.

Atualização simplificada das informações

A automação oferecida pelo robô CPC não é conveniente apenas no momento de redirecionar as chamadas. Como visto, ele também serve para perguntar à outra pessoa se ela sabe como contatar o indivíduo de interesse — no caso, o devedor.

Com as informações digitadas no próprio telefone, elas são direcionadas automaticamente para a base de dados. É o que garante que elas fiquem atualizadas de forma simples. Com o mailing sempre em dia, é mais fácil realizar campanhas bem-sucedidas.

É algo que evita a perda de contato para recuperar um débito, por exemplo. Para completar, diminui as chances de erro humano e facilita toda a etapa.

O robô CPC é uma das tendências envolvendo o atendimento ao cliente. Além de conhecê-lo, é essencial explorar as outras possibilidades para aplicá-las na empresa da forma certa.

Para não perder nenhuma dica e novidade para call centers, acompanhe nosso Facebook, LinkedIn e Instagram!

Marcadores: